Um projeto inovador traz para Camaçari avaliações com especialistas diversos, para pacientes que necessitam dos serviços nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O projeto-piloto começou nesta sexta-feira (1º/12) na UPA da Gleba A/Gravatá, com um total de sete especialidades médicas, entre cirurgias geral e vascular, urologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e infectologia.
O gestor da Secretaria da Saúde (Sesau), Elias Natan explicou que os especialistas estarão à disposição para realizar os atendimentos por meio de teleconsultas. “Na UPA o médico clínico acionará o especialista, de acordo com o quadro de cada paciente internado. No ato da teleconsulta o médico levará até o leito do paciente o computador com a tela onde estará o especialista em questão. E juntos, conversando com o paciente e analisando exames, terão maior exatidão em definir o diagnóstico do paciente”, esclareceu.
Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito ressalta a importância das teleconsultas com especialistas para dar celeridade no tempo de internação dos pacientes. “Muitas vezes, o paciente fica internado na unidade aguardando uma avaliação com especialista, para definir a conduta a ser tomada de acordo com seu diagnóstico. Porém, as UPAs são compostas por médicos generalistas emergencistas. Através da teleconsulta conseguiremos ter esses especialistas à disposição para ajudar no diagnóstico dos pacientes e definir pela transferência ou alta do mesmo”.
Médico vascular, Reinaldo Benevides é um dos especialistas que compõem a equipe da teleconsulta. “Esse projeto inovador salvará vidas, pois os pacientes não precisarão ficar internados aguardando uma transferência para uma consulta com especialista. Essa consulta acontecerá de forma célere, ajudando no diagnóstico e na conduta a ser tomada pela equipe médica”.