SAÚDE BIOMETRIA FACIAL
PLANSERV inicia implantação da BIOMETRIA FACIAL para todos os beneficiários
Cadastramento pode ser feito em clínicas, laboratórios e hospitais e pelo aplicativo da assistência médica, gratuitamente, durante todo o mês de dezembro.
10/12/2023 09h43 Atualizada há 11 meses
Por: Carlos Nascimento Fonte: Redação

O Planserv, assistência médica do servidor público estadual, órgão vinculado à Secretaria de Administração (Saeb), iniciou na sexta-feira (1) a implantação da biometria facial para beneficiários. Até então, o sistema utilizava a impressão digital. A medida visa garantir mais agilidade e segurança aos serviços ofertados em todo o estado. O cadastramento da imagem da face pode ser feito de duas formas: no aplicativo móvel do Planserv ou no prestador de saúde, no ato do atendimento.

Durante todo o mês de dezembro, os usuários poderão realizar o cadastramento, que só passará a ser exigido a partir de janeiro de 2024.

Em 1º de janeiro, a biometria facial vai valer para atendimento em clínicas e laboratórios. Já os hospitais adotarão o procedimento para todos os atendimentos em 1° de fevereiro. A mesma data vale para os atendimentos de urgência e emergência. Essas mudanças vieram a partir da construção do Estado em modernizar os serviços do Planserv. A gente tem hoje um aplicativo que dá a opção de ter os seus dados na mão, a utilização do Planserv e, principalmente, o cadastramento da face, mudando completamente a estrutura e a concepção da identificação dos nossos beneficiários”, justificou a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito. Ainda de acordo com a coordenadora, a intenção é conhecer diretamente as pessoas para que a gente possa modernizar os serviços e oferecer serviços cada vez mais elaborados, com mais qualidade.

Socorro explicou como o cadastramento pode ser feito pelo próprio usuário através do aparelho celular. “Basta baixar gratuitamente o aplicativo nas lojas do Android e iOS. O beneficiário vai se identificar e cadastrar os dados. A partir daí, ele vai ter a estrutura de informações sobre as autorizações, sobre o que utilizou na rede para confirmar se está tudo correto”, detalhou a coordenadora. Os prestadores de serviço estão sendo instruídos a auxiliar tanto as pessoas a usarem o aplicativo quanto a inserir também a impressão facial nas máquinas e nos computadores do Planserv no atendimento presencial. Os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também estão disponíveis para orientar as pessoas a usarem o aplicativo. Serão isentos da biometria facial as crianças de zero a quatro anos.

Aos pais e responsáveis de crianças de cinco a 12 anos que não possuem RG será concedido um prazo de seis meses para confecção (1º de dezembro de 2023 a 1º de junho de 2024) do documento e posterior cadastramento da biometria facial. Após esse período, será obrigatória a apresentação no momento do atendimento. Primeiro dia Para a coordenadora operacional da Clínica Seta, Iara Eliotério, o ganho em segurança com a implantação do recurso é o maior dos benefícios.

Ela também destacou a praticidade no atendimento. “É a garantia que a gente está fazendo atendimento com o paciente correto, porque não dá margem para que tenha erro nesse processo. Uma vantagem é a agilidade, porque quando a gente fazia o cadastramento por impressão digital, corria o risco de o paciente ter alguma patologia ou algo na sua digital que atrapalhasse esse atendimento, contou.

No primeiro dia de cadastramento na Clínica Seta, a aposentada Vera Basílio, 67 anos, realizou o reconhecimento facial com a ajuda da atendente antes de passar por uma consulta com mastologista. Para nós, usuários do Planserv, eu acho ótimo, porque o atendimento é mais ágil na recepção. A gente não perde aquele tempo trocando de dedo, tentando fazer a biometria, aquela coisa que às vezes dificulta. É bom para a gente e para a entidade de saúde que vai prestar o serviço”, avaliou. A designer de produtos, Júlia Godinho, 26 anos, dependente do pai no Planserv, ficou sabendo da mudança ao chegar à clínica para uma consulta. “Descobri essa novidade agora, no atendimento. Achei interessante, porque acaba que é um jeito mais fácil, mais rápido e mais seguro também. Difícil ter algum tipo de fraude com relação ao nosso rosto. Fiz o processo rapidinho e já estou com tudo cadastrado, elogiou a jovem.

Repórter: Lina Magali/GOVBA