Depois da reestruturação administrativa da Polícia Militar que desmembrou alguns CPRs, inclusive criando o Comando de Policiamento Regional dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, com sede em Teixeira de Freitas – agora foi a vez do DPT – Departamento de Polícia Técnica também redividir suas super direções macros, conhecidas como “Macro Regional”. Um exemplo é a Macro Regional Mata Sul, que ao invés de três regiões administrativas ficou somente com duas: baixo sul (Valença), sul (Itabuna) – já o extremo sul criou a sua própria Macro Regional com sede em Teixeira de Freitas.
Nesta reformulação, o DPT ficou com três coordenadorias regionais locais na região extremo sul. Além da coordenadoria de Teixeira de Freitas que é composta por 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju, Prado, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda. A Coordenadoria de Porto Seguro passou a ficar apenas com a base de Santa Cruz Cabrália e Belmonte. E foi criada a Coordenadoria de Eunápolis composta por Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi.
Já a recém-criada Macro Regional Extremo Sul do Departamento de Polícia Técnica - DPT ganha sua sede na cidade de Teixeira de Freitas e com base de atuação administrativa nos 21 municípios do extremo sul baiano. O Perito Criminal Eder Ramos acaba de assumir o comando da Coordenadoria Macro Regional Extremo Sul, ele já era o Coordenador Regional do DPT de Teixeira de Freitas desde 2020, cujo cargo ainda não foi substituído e por enquanto, o próprio macro-coordenador Eder Ramos ficará acumulando as duas funções.
A criação da Macro Regional Extremo Sul do Departamento de Polícia Técnica - DPT em Teixeira de Freitas aconteceu em (27/10) e também a nomeação do seu titular e conforme o Perito Criminal Eder Ramos, a criação da unidade trata-se de um avanço administrativo para a polícia científica, pois o Estado da Bahia fez mais um movimento significativo para aperfeiçoar os serviços de segurança pública na região da costa do descobrimento do Brasil.
“O Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia, sob a direção geral da perita criminal, DRª Ana Cecília Cardoso Bandeira, está passando por um processo de reestruturação e modernização muito grande para o bem da ciência do nosso Estado, tanto que resultou na criação da nossa tão sonhada Macro Regional Extremo Sul a partir da divisão do território que antes era atendido pela Macro Regional Mata Sul de Itabuna”, disse Eder Ramos.
E acrescentou ainda: “A implantação da Macro Regional Extremo Sul do DPT em Teixeira de Freitas vai proporcionar a melhora na assistência que é dada ao extremo sul baiano, aproximando a nossa região do alto escalão do Departamento de Polícia Técnica e otimizando a tomada de decisões."
Além disso, a reestruturação irá permitir no futuro a instalação de laboratórios de maior complexidade para a realização de exames periciais especializados e mais específicos como exames de DNA, balística, odontológica, informática forense, documentoscopia forense, dentre tantos outros complexos, que hoje só são feitos em Salvador, ampliando assim a oferta de serviços para os 21 municípios e reduzindo o tempo de resposta”, ressaltou o macro-coordenador Eder Ramos.
Perfil de Eder Ramos Amorim
O Diretor da recém-criada Macro Regional Extremo Sul do Departamento de Polícia Técnica - DPT, em Teixeira de Freitas, Eder Ramos Amorim, é bacharel em Ciências Biológicas pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e ingressou na Polícia Civil da Bahia em 2007 como Perito Técnico de Políciado. Em 2008, assumiu a Coordenação do Posto de Identificação Civil do SAC de Teixeira de Freitas, onde revolucionou ao revitalizar o serviço de identificação dando mais eficiência e celeridade no atendimento ao público, aumentando em mais de 400% a oferta de serviços, quando se acabou com a imensa “Fila do SAC” na expedição de Carteira de Identidade.
Em 2009, coordenou a instalação do novo Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (SIIDA) na unidade de Teixeira de Freitas, proporcionando mais qualidade no serviço e mais segurança para os usuários de toda a região. Eder Ramos também foi pioneiro ao implantar o serviço de identificação e expedição de RGs de ‘internos’ do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, cujo projeto foi copiado para todo o Estado e hoje garante cidadania para aqueles que buscam oportunidades para mudarem de vida.
Depois de oito anos e meio na direção da coordenação no SAC, foi novamente aprovado em concurso público, no ano de 2014, desta vez para o cargo de Perito Criminal” do Departamento de Polícia Técnica do Estado, sendo o único do quadro oriundo da região.
Em 2020, foi designado pelo então governador Rui Costa para assumir a titularidade da 8ª CRPT - Coordenadoria Regional da Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, onde executou um trabalho de excelência na polícia científica, agregando a equipe, aproximando o DPT da população, humanizando o atendimento, modernizando o departamento e ampliando suas instalações.
Agora Eder Ramos assume o comando da Macro Regional do Extremo Sul do DPT, onde terá um novo desafio na sua carreira profissional na melhoria dos serviços de segurança pública na região, mas, especialmente na coordenação da implantação da Sede da nova Macro Regional e também da recém-fundada Coordenadoria Regional de Eunápolis, o que irá representar um grande salto de qualidade dos serviços prestados pelo Departamento de Polícia Técnica, trazendo agilidade e eficiência para as investigações policiais de todo o extremo Sul.