Foi aberta, na manhã desta sexta-feira (12/01), o ciclo das festas populares de Camaçari, que começou com a tradicional lavagem de Barra do Pojuca em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Na linha de frente, carregando toda a beleza e reverencia da procissão que percorreu a rua principal de Barra do Pojuca em direção às escadarias da Igreja Nossa Senhora de Fátima, vieram as baianas encantando aos pedestres, sendo acompanhada por grupos culturais e de percussão. Para Rita Ribeira (63), baiana que está há 30 anos neste ofício, esta é a grande riqueza da lavagem e a grande importância da tradição.
A Câmara Municipal de Camaçari se fez presente nesta abertura do período das lavagens da orla do município, numa tradição que se estende por décadas. Para o vereador Gilvan Souza (PSDB), esse ano especial, há uma celebração histórica e uma tradição cultural e religiosa. “Sem dúvida alguma, esse dia é para celebrarmos a fé de nosso povo”, afirmou.
O vereador Deni de Isqueiro (União) também esteve presente em todo o cortejo celebrando nas ruas e comemorando a festividade junto com a população. “Além de fortalecer a cultura de nosso município, este momento é especial”. O cortejo começou pouco depois das 10h da manhã, chegando às escadarias da igreja de Nossa Senhora de Fátimaàs 11:10, finalizando com o discurso do prefeito, dando início ao ciclo de lavagens do verão 2024 de Camaçari.