Entrevista de Cristina Graeml com o Sargento da reserva da PM da Bahia, Josafá Ramos, que foi preso depois de ter sido vítima de uma mentira divulgada por um blog de Feira de Santana, onde mora. O blogueiro usou uma foto de Josafá, tirada em outra manifestação, para ilustrar um vídeo do 8/01, em que o sargento não aparece. Nesta entrevista, Josafá conta que estava a 1.400 quilômetros de distância no dia em que black blocs promoveram queba-quebra em Brasília. Ainda assim, a política do “é culpado até que prove a inocência” prevaleceu. Josafá passou 49 dias preso e segue aprisionado a uma tornozeleira eletrônica, sem que a PGR tenha sequer apresentado denúncia contra ele. Doente, precisando fazer uma tomografia em que precisa tirar o equipamento eletrônico, não consegue autorização do ministro Alexandre de Moraes. A tomografia é para monitorar se o único rim de Josafá está funcionando bem.
CONFIRA ENTREVISTA
Sargento é preso por suspeita de envolvimento em atos golpistas
Em todo Brasil, 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão são cumrpidos nesta sexta-feira (17)
O ex-vereador de Feira de Santana, cidade a 100km de Salvador, e sargento da reserva da Polícia Militar, Josafá Ramos, foi preso na manhã desta sexta-feira (17) durante uma fase da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal, que apura participações nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Em todo Brasil, 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão são cumrpidos nesta sexta-feira (17). Os nomes dos alvos não foram divulgados. Essa é a oitava fase da operação Lesa Pátria, e a maior desde que os atos passaram a ser investigados. Ainda não há informações sobre a participação do baiano em Brasília.
Josafá Ramos se descreve em uma rede social como bacharel em direito, integrante da Polícia Militar desde 1991 e há dois anos no 35º Batalhão de Infantaria (35° BI) do Exército. Na biografia, ele escreveu: "E se for crime não aceitar ladrão na frente da nação?".
O ex-vereador deve ser encaminhado ainda na sexta para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Sargento Josafá Ramos aguarda tornozeleira eletrônica para obter liberdade
Ele estava preso por suposta participação em atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no mês de janeiro
Preso pela Polícia Federal no dia 17 de março, por suposta participação em atos antidemocráticos, que aconteceram em Brasília no mês de janeiro, o ex-vereador e sargento da reserva da Polícia Militar, Josafá Ramos, teve liberdade concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 02 de maio, mas ainda aguarda no Batalhão de Choque da PM, em Salvador, segundo informou, ao De Olho na Cidade, o advogado Hércules Oliveira. A razão pela não liberação, é a falta de tornozeleira eletrônica. A defesa alega que não faz sentido a prisão de Josafá, uma vez que o equipamento é de responsabilidade do governo baiano.