As intensas chuvas que atingiram a cidade no último final de semana evidenciaram os problemas decorrentes da ocupação irregular de áreas de lagoas em Feira de Santana. Diante dessa situação, o prefeito Colbert Martins Filho determinou a criação de um grupo de trabalho para atuar na resolução do problema.
Na manhã desta quinta-feira (1º), foi realizada uma reunião com representantes de várias secretarias municipais para discutir o plano de ação. A tarde, a equipe do grupo de trabalho se deslocou para a lagoa do Chico Maia para realizar a primeira ação in loco.
O trabalho do grupo será focado, inicialmente, nas lagoas do Chico Maia, Salgada e Subaé. O objetivo é evitar novos problemas causados pelo transbordamento das lagoas, que podem provocar inundações em áreas residenciais e outros transtornos.
O prefeito Colbert Martins Filho destacou que a iniciativa visa prevenir problemas. "Estamos montando um grupo específico para agir em três lagoas de Feira de Santana: Chico Maia, Lagoa Salgada e Lagoa Subaé. Vamos utilizar drones para identificar as áreas de invasão e punir os responsáveis. Também vamos trabalhar na recuperação das áreas de preservação para evitar que esses problemas se repitam no futuro", salientou
A ação conta com a participação das Secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Procuradoria, Guarda Municipal e Defesa Civil.
Na tarde desta quinta-feira, o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, utilizou drones para realizar um levantamento do perímetro da Lagoa do Chico Maia. O objetivo é gerar a projeção das áreas de preservação e amortecimento, além de definir medidas para a recuperação da lagoa.
"É necessário fazer toda a análise e o estudo da área. O objetivo é recuperar a lagoa e aumentar sua capacidade de retenção de água em momentos de chuva", explicou Vianey.