O Ministério Público estadual fez uma doação na manhã desta sexta-feira, dia 2, de álcool em gel, máscaras e luvas para as instituições filantrópicas Fundação José Silveira e para os Hospitais Aristides Maltez e Martagão Gesteira. No total, foram entregues 693 caixas de luvas no tamanho G; 1.143 luvas no tamanho M; 173.201 unidades de máscaras cirúrgicas; e 6.575 frascos de 500 gramas de álcool em gel. Os recursos da doação foram obtidos a partir de Termos de Ajustamento de Conduta firmados pela promotora de Justiça Joseane Suzart, que atua na área do consumidor. “Vamos criar um Fundo de Direitos Transindividuais que vai contribuir bastante para que ações como essa se ampliem e se tornem rotina, com o intuito de devolvermos às instituições filantrópicas recursos daqueles que firmaram termos de ajustamento de conduta ou acordos com o MP. Assim poderemos intensificar o apoio do MP às causas sociais”, destacou o chefe de gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia.
“Quando recebemos a notícia da pandemia, passamos a articular diversas ações diariamente, sempre voltadas aos princípios da prevenção e precaução. Dialogamos diuturnamente para ajudar a salvar vidas. Hoje vemos, mais uma vez concretizada, uma das nossas iniciativas da época de direcionamento de recursos para a área de saúde em benefício de instituições reconhecidas. Nosso eterno agradecimento a todos os profissionais que estiveram na linha de frente contra o coronavírus, arriscando suas vidas e de suas famílias”, destacou a promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Cesau).
A doação ocorreu na sede do MP, no CAB, e contou com a presença dos promotores de Justiça Frank Ferrari, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (Caopam) e Rogério Queiroz, que atua na área de saúde designado no Cesau; além dos representantes das instituições Carlos Alberto Dumet Faria e Rodrigo Costa, superintendente e assessor jurídico da Fundação José Silveira; Washington Couto, do Hospital Aristides Maltez; e Antônio Novaes, do Hospital Martagão Gesteira.
Os promotores de Justiça Patrícia Medrado, Rogério Queiroz, Frank Ferrari e Rita Tourinho fizeram parte do Grupo de Trabalho – GT Coronavírus, criado em 2020 pelo Ministério Público estadual para discutir e implementar ações de combate ao coronavírus na Bahia. Também estiveram presentes na doação dos materiais o superintendente de gestão administrativa do MP, André Ribeiro; Carlos Stucki, diretor de contratos, convênios e licitações; e a servidora Mariana Pimentel.