ARTICULISTAS “INCONTINENTI”
Golpe e Desforço “incontinenti”!
Tratando-se de defesa da Democracia, houve Golpe ou Desforço “incontinenti”?
17/02/2024 10h59
Por: Carlos Nascimento Fonte: Gerson Monção

Eis o significados dos vocábulos:

Golpe substantivo masculino.

- Pancada, murro, impacto violento dado com uma parte do corpo, instrumento contundente ou talhante com ou sem lesão.

Ex: Dava golpes no ar sem atingir o adversário.

- Choque de um corpo contra outro, que resulta em impacto de pequena ou grande intensidade, com ou sem danos. Pancada, Batida, abarrotamento, colisão com ou sem intenção. Ex: Deu um golpe contra a porta.

Golpe, também é uma expressão adotada por políticos, ganhando notoriedade com o Impeachment da presidente Dilma Rousseff, para afirmar, que a ex-presidente sofreu uma injustiça ou covardia, praticada por adversários políticos.

Desforço “incontinenti”

Necessidade de uso da energia pela própria força imediatamente, agora ou urgentemente, para garantia da Posse ou um Direito líquido e certo.

Desforço “Incontinenti”, também conhecido como Legítima Defesa da Posse, Desforço Necessário ou Desforço pessoal. É o meio de tutela da posse, pelo qual, o possuidor, detentor ou donatário, usando de suas próprias forças, afasta fisicamente, aquele que é responsável pelo esbulho ou pela turbação, com proporcional modo à agressão ao seu direito, desde que haja uso moderado da força.

Tendo em vista à dualidade de conveniências e interesse pela permanência no poder, definir o estado de direito e a real democracia na prática, depende da força do grupo, que interpreta em detrimento ao grupo adversário político, utilizando as normas constitucionais vigentes mais favoráveis e apenas a seu favor.

Diante da inércia e comprometimento das instituições, a exemplo do congresso nacional, incumbidas do dever legal de intervir contra ameaças à liberdade, estado de direito e democracia. A manifestação pacífica de patriotas, representando a maioria da população, exercida sob a previsibilidade da Constituição Federal, pedindo socorro e intervenção das forças armadas. Excluindo-se a proposital infiltração da esquerda radical, hoje amplamente conhecida, que promoveu a baderna e danos gravíssimos às instituições públicas dos poderes, não percebo golpe, talvez, uma frustada tentativa de resgate da soberania popular.

Por Gerson Monção