Fico a imaginar se fosse outra liderança do PT dizendo que o governo Lula 3 é "contraditório", que é de "centro-direita com a participação da esquerda".
Seria massacrada pela ala mais à esquerda do Partido dos Trabalhadores. Mas como se trata de José Dirceu, o silêncio predominou. Foi o melhor caminho para evitar críticas ao velho companheiro, tido como a "cabeça pensante" do lulopetismo.
Esse "contraditório" de Dirceu, cujo sonho de ser presidente da República foi enterrado pelo escândalo do mensalão, não diz respeito só a falta de coragem do governo Lula 3 de promover as imprescindíveis reformas, mais especificamente as que levariam a uma melhor distribuição de renda.
Entre as importantes reformas, cito a tributária. O governo Lula 3 foge dela como o diabo da cruz. A força da classe privilegiada é avassaladora. O recado é que é melhor não mexer com a gente.
O mais "contraditório", no entanto, fica no campo da política. O governo Lula 3 é cada vez mais refém do chamado centrão, do vergonhoso e putrefato toma lá, dá cá.
Digo sempre que a chamada governabilidade, argumento usado para justificar o toma lá, dá cá, anda de mãos dadas com a impunidade. São amigas íntimas.
COLUNA WENSE, QUINTA-FEIRA, 22.02. 2024.