GERAL Caruaru - PE
1ª reunião 2024 do Comitê das Crianças de Caruaru será neste sábado
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE O primeiro encontro de 2024 do Comitê das Crianças de Caruaru ocorrerá, neste sábado (24), a partir da...
24/02/2024 09h15
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

O primeiro encontro de 2024 do Comitê das Crianças de Caruaru ocorrerá, neste sábado (24), a partir das 9h, na Secretaria Municipal de Educação e Esportes, no bairro Petrópolis. Composto por 20 crianças com idades de 4 a 12 anos, o Comitê tem como objetivo promover a escuta ativa e a participação infantil, permitindo que a gestão pública se aproxime deste público, ouvindo suas opiniões e desejos para melhoria do município, de modo amplo e participativo.

Com coordenação da Seduc, na oportunidade, os 20 membros eleitos, no mês de outubro do ano passado, debaterão e refletirão sobre temas importantes para a manutenção da cidade como o meio ambiente, saúde, educação, cultura, mobilidade urbana e cidadania. Vale destacar que este é o primeiro comitê infantil da região Nordeste e é pioneiro ao reunir crianças de diferentes faixas etárias.

A formação do Comitê das Crianças de Caruaru foi inspirada em outros municípios da Rede Urban95, da Fundação Van Leer, da qual Caruaru participa desde o ano de 2020. O Comitê foi lançado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, no Seminário Avanço e Inovação, na Primeira Infância do último dia 31 de agosto, por meio do Decreto Municipal nº 066, como uma das principais ações da gestão no tema.

Ele constitui uma ação inovadora e intersetorial, com coordenação e mediação da Seduc, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e de Saúde (SMS) e a Fundação de Cultura de Caruaru (FCC). A criação do Comitê consolida a política pública municipal que prioriza e enxerga a criança como cidadã e sujeito de direitos, conforme assinalado no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).