Parlamentares da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conheceram, nesta terça-feira (12), as instalações do recém-inaugurado Hospital Ortopédico do Estado, que já recebeu mais de 40 pacientes para realização de procedimentos cirúrgicos em menos de uma semana, sendo a maioria vítimas de acidentes de trânsito. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e o diretor-geral da unidade, Roger Monteiro, apresentaram os fluxos de atendimento, que preveem realizar mais de 290 mil atendimentos e 15 mil cirurgias anuais, todos encaminhados via Central Estadual de Regulação.
Com 212 leitos, sendo 30 de unidade de terapia intensiva (UTI), a instituição está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado se destaca não apenas por sua infraestrutura, mas pela gestão inovadora da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que é reconhecida internacionalmente por sua excelência em saúde. “O hospital está de portas abertas para tratar todo mundo com qualidade, segurança e eficiência. Aqui, o paciente vai ter um grande diferencial, pois vai ser cuidado de forma ampla, com todas as especialidades da ortopedia. E, após a alta, também o acompanhamos no ambulatório, caso ele necessite de reabilitação”, afirma Roger Monteiro.
A secretária complementa que, ao aumentar a capacidade de atendimento e oferecer cuidados especializados, o hospital não apenas diminui o tempo de espera para pacientes que necessitam de intervenções urgentes: “ele também permite aliviar a pressão sobre o sistema de regulação e estabelece um novo padrão de cuidados ortopédicos no estado, garantindo que os pacientes recebam o tratamento necessário de forma mais eficiente e humanizada”.
Na avaliação do deputado e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Alex da Piatã, a visita foi muito importante. “Nós, que estamos na ponta, representando segmentos e regiões diferentes do estado, vimos que aqui existe um serviço de excelência em ortopedia e todos os deputados saem daqui com a certeza de que a fila de procedimentos cirúrgicos eletivos será zerada. Evidentemente que não é de um dia para o outro, mas tenho essa convicção, seja pelo histórico do Albert Einstein, seja pelo trabalho realizado pela Secretaria da Saúde do Estado”, afirma o deputado.
Estiveram presentes na visita os deputados estaduais Alex da Piatã, Eduardo Alencar, Hassan, José de Arimateia, Jordávio Ramos, Júnior Muniz, Luciano Araújo e Ricardo Rodrigues, todos membros da Comissão de Saúde e Saneamento, além dos parlamentares Rogério Andrade e Bobô.
Fonte: Ascom/Sesab