CULTURA Bahia
Mostra de Portfólios apresenta trabalho de Mônica Simões no MAC_Bahia
O programa Mostra de Portfólios apresenta o trabalho de Mônica Simões no MAC_Bahia, nesta quinta-feira (14), às 18h. O post Mostra de Portfólios ap...
13/03/2024 13h26
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia), instituição administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), realiza, nesta quinta-feira (14), às 18h, o programa Mostra de Portfólios. Por meio de apresentações ilustradas que facilitam a compreensão da sua obra, o encontro dá aos artistas a oportunidade de compartilhar sua trajetória, ou projetos específicos, com o público. O evento também proporciona um espaço para trocas e discussões entre artista e público, aproximando-os.

“Quando assumimos a proposta de ser um museu que muda a ideia de museu, também nos propomos estreitar os vínculos entre artista e público. Ao longo dos últimos meses, recebemos alguns deles, como Ayrson Heráclito e Caetano Dias, em experiências muito intimistas de conexão com a arte” afirma o diretor do MAC_Bahia, Daniel Rangel.

Instalação Lambe-Lambe 1997 – Foto: Divulgação

Para esta primeira edição, a convidada da vez é a fotógrafa, cineasta, roteirista e artista plástica Mônica Simões. Com uma rica experiência em diversas formas de expressão, Mônica é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2009) e foi artista residente na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha (1995-1996).

Contemplada com inúmeros prêmios, suas criações têm sido exibidas em renomados festivais, salões e exposições tanto nacionais quanto internacionais. Seus trabalhos englobam uma variedade de mídias, incluindo fotografias, videoarte, documentários e instalações.

Com enfoque artístico marcado pela intimidade e sensibilidade, a obra de Mônica Simões desafia os binários sociais e culturais estabelecidos, buscando revelar as complexidades subjacentes a essas categorias aparentemente sólidas. Sua obra convida o espectador a uma experiência sensorial e emocional, liberando-o do julgamento preconcebido e permitindo uma compreensão mais profunda e não linear dos personagens e questões que a artista explora.

Serie Antropofagia 2008, por Geraldo Moniz – Foto: Divulgação

A mediação do evento fica por conta da professora e doutora Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, especialista em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos temas: crítica, arte moderna, formalismo, arte contemporânea e pintura.

Sobre o Museu de Arte Contemporânea da Bahia

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, (MAC_Bahia) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Aberto em outubro de 2023, o equipamento dispõe de galeria ao ar livre, pista de skate, e espaços de convivência. O MAC_Bahia funciona de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 8h às 20h.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Está na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Fonte: Ascom/Ipac