A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) realizou, nesta quarta-feira (27), o “Dia D” da Campanha “Lava-pés”. Alusiva à Semana Santa, e com o objetivo de orientar as pessoas quanto aos cuidados com os pés diabéticos e a prevenção das amputações causadas pela doença, a campanha levou para o Marco Zero da cidade serviços de avaliação do pé diabético, avaliação antropométrica, orientação e avaliação nutricional, além de rastreamento do Diabetes.
A ação realizada em parceria com a UFPE, UniFavip Wyden, Uninassau e Asces-Unita, também ofereceu avaliação física, aferição de pressão, vacinação, auriculoterapia e ventosaterapia. “Foi uma ação satisfatória e positiva. Coseguimos captar um grande número de pessoas portadoras de Diabetes e fazer a avaliação caso a caso”, destacou a gerente de Políticas Estratégicas da Rede de Atenção Básica de Caruaru, Olivia Juliana Carvalho.
Na ação, foram avaliadas 119 pessoas, das quais, 11 receberam encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde para acompanhamento dos casos. Os demais usuários seguiram com a orientação do acompanhamento de rotina nas unidades de coberturas das residências.
Além da avaliação dos pés, foram realizados também na ação, 19 atendimentos de avaliação nutricional, 27 atendimentos com marcadores de consumo alimentar, 178 vacinas aplicadas e 30 atendimentos de ventosaterapia.