O pragmatismo no futebol é uma arte que transcende a mera busca pela vitória; é a manifestação de uma estratégia astuta do técnico, enraizada na compreensão das habilidades e adaptação dos jogadores às variáveis do jogo.
Leo Condé a frente Esporte Clube Vitória, encarna esse pragmatismo. Seus números demonstram um estrategista de alto nível. Com um impressionante registro de 36 vitórias, 13 empates e apenas 18 derrotas em 67 jogos, Condé conseguiu estabelecer uma hegemonia tática que tem se mostrado eficiente.
O Vitória não é apenas um time vencedor, mas uma máquina de bons resultados. O impressionante saldo de 62 gols pró e apenas 20 contra, refletem um esquema que traz a solidez defensiva e eficácia ofensiva base do pragmatismo de Condé, ou “Condelismo”.
Condé provou sua maestria ao levar o Vitória ao título da segunda divisão do futebol brasileiro em 2023. No entanto, é no ambiente do Barradão que seu pragmatismo atinge seu ápice. Com uma sequência de 23 jogos invictos.
*No Barradão o Leão impera. Um time de guerreiros! O estádio voltou a ser o caldeirão que faz o adversário tremer e temer. A sinergia com a torcida é total. Com uma média superior a 23 mil torcedores cantando os noventa minutos: “Eu, eu, eu, caiu no Toca se f....”, ou “Vai pra cima Leão, quero te ver campeão”, transforma o Barradão em chamas, sendo um verdadeiro inferno para os adversários.
Após vencer a primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2024, contra o maior rival por 3x2 conquistou além da vantagem de jogar pelo empate para ser campeão, Condé estabeleceu uma pressão psicológica sobre o adversário, que no estádio do governo não poderá errar, pois se vacilar verá o Leão levantar a taça de campeão.
A despeito dos torcedores que não gostam de Leo Condé como técnico do Vitória, seus números, vitórias e conquistas são inquestionáveis. Domingo ele tem a oportunidade de consolidar seu legado como um grande estrategista do pragmatismo no futebol.
Toda nossa torcida para Leo Condé!
Por Moises Almeida