O Ministério Público estadual concluiu nesta quinta-feira, dia 4, a primeira fase do mutirão do ‘Paternidade Responsável’ nas cidades de Candeias e Madre de Deus. Mais de 100 mães de crianças e adolescentes sem a paternidade reconhecida participaram das palestras e atendimentos iniciados na última segunda-feira, dia 1º. Ao todo, 119 audiências foram agendadas para a segunda fase do mutirão, que acontece nos dias 29 e 30 de abril.
As atividades, que também fazem parte do projeto ‘Viver com Cidadania’, foram realizadas pela equipe de assistentes sociais e servidores do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife). Nesta sexta-feira, dia 5, a equipe do Caocife se reúne com lideranças comunitárias, Conselheiros Tutelares e demais integrantes da rede de assistência dos dois municípios.
Na segunda fase do mutirão de atendimento à população, o MP promoverá serviços de reconhecimento de paternidade, realização de exames de DNA, acordos de alimentos e convivência paterno-filial, além de emissão de segundas vias de certidões e outras questões atinentes à área cível e das famílias. A ação será realizada em Madre de Deus no dia 29, das 8h às 17h, na Av. Rodolfo de Queiroz Filho, em frente à Prefeitura. Já em Candeias, as atividades acontecerão no dia 30, das 8h às 17h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Filho, em frente à Caixa Econômica Federal. Além das audiências previamente agendadas com hora marcada, serão realizados, por ordem de chegada, os atendimentos referentes às demandas espontâneas.
*Estagiário de jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)