O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Luciana Khoury, coordenadora-geral do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, participou, na última quinta-feira, dia 11, de uma reunião com representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil para discutir o desenvolvimento de ações conjuntas em prol da preservação do Velho Chico. Também participaram da reunião o procurador da República Daniel Azeredo e a procuradora regional da República Lívia Tinôco, representando o Ministério Público Federal (MPF).
Durante o encontro, articulado pelo MPF e realizado na sede do UNODC Brasil, a promotora de Justiça apresentou o trabalho realizado pela FPI no estado da Bahia. A iniciativa ocorreu em razão do entendimento de que o programa é impulsionador da implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a promotora de Justiça, o programa foi muito bem recebido pelas representantes da UNODC, e as perspectivas para a construção de uma parceria são animadoras. "Toda a equipe ficou muito impressionada com o trabalho que realizamos. Saímos de Brasília com expectativas bastante positivas relacionadas a ações futuras de aprimoramento do nosso programa FPI", comentou.
*Estagiário de jornalismo sob supervisão de Milena Miranda (DRT-BA 2510)