Catadores de latinhas e materiais recicláveis, cadastrados pela Associação Comunitária Gabriela III, aproveitam a Micareta intensificar a coleta e faturar uma grana a mais. Durante os quatro dias de festa, pretendem recolher uma boa quantidade destes materiais.
Com uma base na rua Caraíbas, no circuito da festa, vão juntando o material já pré-selecionados em sacos de ráfia. São latinhas, garrafas pet, plásticos transparentes, papelões e embalagens plásticas. Fazem essa coleta usando luvas, coturno e roupas adequadas.
“Na segunda-feira, após a festa, vamos pesar e saber a quantidade exata do que recolhemos na avenida”, diz Adriano dos Santos. A estrutura para os catadores foi disponibilizada pela Prefeitura e faz parte do projeto Micareta Sustentável e Solidária.
“Um caminhão munck da Sustentare, empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, passa recolhendo esse material todos os dias pela manhã e leva para a sede da associação”, afirma o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes.
Além desta associação, cooperativa a Artemares, situada no Feira VII, também participa do projeto. “Além da estrutura, o município forneceu alimentação, remuneração e disponibilizou espaço no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães para que os filhos pequenos dos catadores possam ficar com segurança”, pontua João Marcelo.
A base para os catadores de recicláveis da Artemares também foi montada no circuito, nas proximidades da Estação Rodoviária.