Mais de cinco toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas durante os quatro dias da Micareta de Feira de Santana. Com apoio do Governo da Bahia, o projeto pioneiro Micareta Sustentável e Solidária atuou na coleta de latas de alumínio e plástico, beneficiando 360 catadores e catadoras. Todo o material coletado foi levado para a Central de Valorização e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis, montada próximo ao circuito da festa, evitando a ação de atravessadores e garantindo o preço justo.
Executado pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), o projeto incluiu a distribuição de kits de equipamentos de proteção individual (luva, bota, meião, protetor auricular e capa de chuva) e fardamento (camisa e calça), além de orientação aos profissionais sobre segurança no trabalho, técnicas de separação de materiais e boas práticas ambientais.
Semelhante ao Eco Folia Solidária realizado no Carnaval de Salvador, a ação é fruto da ampliação e interiorização dessa política pública, promovida há mais de 16 anos pelo Governo da Bahia, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Equipamentos
O apoio às cooperativas busca melhor estruturar a cadeia produtiva da reciclagem. Pensando nisso, o Governo distribuiu, entre as cooperativas parceiras, equipamentos como 15 prensas elétricas, 20 balanças, 15 carrinhos elétricos e seis triciclos. “Parte da nossa vida depende do nosso esforço pessoal, mas outra depende das oportunidades criadas pelas políticas públicas. E esse apoio às cooperativas é exemplo do fortalecimento dessa política, que impacta diretamente na vida de catadores de material reciclável e também no meio ambiente”, disse Davidson Magalhães, secretário da Setre.
Na semana passada, a Setre entregou três equipamentos à Associação Gota de Óleo (AGO), que atua no município de Eunápolis, no sul da Bahia: uma prensa para papel/papelão, pet e similares (compactação mínima de 30 toneladas e capacidade de produção de, no mínimo, 1.200 kg/h); um carro elétrico compacto, para transporte de carga e/ou coleta de resíduos sólidos ( movido a eletricidade fornecida por baterias recarregáveis) e 01 balança eletrônica com capacidade de carga máxima 3.000kg.
Fonte: Ascom/Setre