POLÍCIA PENAL FAZENDO A DIFERENÇA
Policial Penal feminina faz história ao assumir direção de unidade prisional masculina na Bahia
PIONEIRISMO NA GESTÃO: Joneuma Silva Neres, de 33 anos é a primeira mulher a Dirigir uma Unidade Prisional masculina na Bahia/EUNÁPOLIS.
23/04/2024 19h32 Atualizada há 7 meses
Por: Carlos Nascimento Fonte: EDITORIA

Sua nomeação como diretora do Conjunto Penal de Eunápolis representa um marco, especialmente por ocorrer no Mês das Mulheres, e foi uma indicação de Uldurico Junior, diretor da AGERSA na Bahia e ex-deputado federal.

Ela substitui o Tenente-Coronel PM Cleber Santos, com sua nomeação e a exoneração de seu antecessor publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (14/03).  (Vide abaixo)

Na mesma publicação, Elton Deolino Rocha foi nomeado Diretor-Adjunto, sucedendo o Capitão PM Ivan Jorge Leite Almeida.

Aos 33 anos, Joneuma Silva Neres faz história ao se tornar  a primeira mulher a dirigir uma unidade prisional masculina na Bahia.

Com uma sólida trajetória na área penal, é policial penal desde 2016, após formar-se como Agente Penitenciário em 2015. Ela acumula experiência em capacitação de agentes penitenciários e rotinas penitenciárias, além de ter atuado no GEOP em escolta e custódia de internos(as), na unidade prisional do CPTF. Em 2016, também participou do Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários, realizado pela CIPE-MA/PMBA.

Graduada em Direito pela FASB em 2023, Joneuma é pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Criminologia e Direito Administrativo. Com aprovação no 39° exame da OAB, ela também estuda Jornalismo na Anhanguera. Sua ascensão é um passo significativo para a representatividade feminina em posições de liderança tradicionalmente masculinas.