Por ocasião da publicação no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2.371/2024, do Decreto n.º 8.034, que concede isenção de impostos e taxas municipais em favor da Goldwind Equipamentos e Soluções em Energia Renovável – multinacional chinesa fabricante de turbinas eólicas e aerogeradores –, o vice-presidente da corporação no Brasil, Roberto Veiga, visitou o prefeito Elinaldo Araújo para agradecer pelos benefícios e incentivos fiscais concedidos à fábrica, por meio do Invista em Camaçari, programa municipal de atração, manutenção e ampliação de investimentos para o desenvolvimento do município.
Durante o encontro, realizado nesta quarta-feira (24/4), no gabinete do chefe do Executivo municipal, Roberto Veiga pontuou que, “venho agradecer, especialmente pelo programa de investimentos, que nos beneficiou diretamente, e que é primordial para a atração de empresas para Camaçari”. Em tempo, ele afirmou que a relação da Goldwind com a cidade não será momentânea. “A nossa ideia é passar os próximos anos instalados aqui, e fabricar na nossa planta a maior turbina já produzida no Hemisfério Sul do globo terrestre”.
Na oportunidade, o prefeito Elinaldo falou que as secretarias envolvidas nos processos legais estão trabalhando com celeridade, para que tudo seja concluído o mais rápido possível. “É do nosso interesse que as empresas venham e se instalem aqui, porque isso significa mais emprego e renda para o nosso povo, que aguarda tanto por essas oportunidades. Então, sempre daremos prioridade na liberação dessas documentações”.
De acordo com Roberto Veiga, a Goldwind firmou uma parceria com a prefeitura, por meio do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), através do qual deverá selecionar os profissionais que irão compor a equipe técnica da fábrica. “Nossa preferência, que está alinhada com o RH [Recursos Humanos] da empresa, é, através deste órgão municipal, buscar a mão de obra local. No caso daqueles profissionais que não estão cadastrados no Ciat, vamos orientar, para que procurem o equipamento de intermediação e se cadastrem”, esclareceu.
Ao final da visita, que contou, ainda, com a participação do titular da Secretaria de Governo (Segov), José Gama Neves, o prefeito reforçou dizendo que, “ficamos contentes em saber que a empresa tem a preocupação em dar oportunidade para quem vive na cidade, o que é bom para os munícipes, para a corporação e para a nossa gestão, que sempre defende, junto às empresas, que são beneficiadas pelo Invista em Camaçari, oportunidades para quem vive aqui” finalizou Elinaldo.
Com investimento total no valor de R$ 150 milhões, a empresa, que deve ser inaugurada no fim de maio, vai funcionar nas antigas instalações da General Electric (GE) Renewable Energy, na Via Parafuso (BA-535). A estimativa dos executivos é que, inicialmente, 40 pessoas façam parte do quadro de funcionários, com expectativa de ampliação para mais de 100 empregos diretos.
Conforme especificações do decreto, disponível aqui , por meio do Invista em Camaçari, instituído pela Lei Municipal n.º 1.672/2021, entre outras determinações, a concessão dos benefícios e incentivos fiscais é pelo prazo de dez anos, conforme determinações legais.