Antes, alvo de preocupação, devido aos períodos de alagamento, agora, a nova estrutura da Ponte da Avenida Rio Camaçari está sendo desfrutada pela comunidade. A estrutura, oficialmente liberada para tráfego de veículos no sábado (27/4), desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana, na prevenção de enchentes, bem como para o melhor escoamento das águas dos rios e das chuvas na região.
Acompanhando o processo desde o início, o comerciante João Viana, que possui um estabelecimento próximo à ponte há mais de 40 anos, comentou sobre as etapas. “Nós estamos caminhando novamente para a normalidade, com o pessoal voltando a passar por aqui e avisando a todo mundo que já pode passar também. Eu vi desde o primeiro dia, que fechou com o tapume, e sigo acompanhando tudo. Está sensacional. Passa uma maior segurança, principalmente nos períodos de alagamento. Eu vejo que agora não tem mais como alagar aqui”.
Com 24 metros de comprimento, a estrutura possui pilares distribuídos nos blocos A e B, cada um contendo 18 estacas raiz, uma parte ancorada no solo e outra perfurada diretamente na rocha, totalizando 36 estacas firmemente cravadas. Além disso, a intervenção contou com o serviço de pavimentação asfáltica, realizado em cerca de 1.500 metros quadrados (m²).
Agora, a ponte oferece duas vias acessíveis, e segue com o andamento da edificação das calçadas para pedestres e instalações de segurança, como guarda-corpo, soldagem das defensas metálicas e a posterior aplicação da sinalização viária. Durante a execução dos serviços, a mobilidade da população segue sendo realizada por meio de uma passarela provisória ao lado do equipamento.
Caminhando pelo entorno da nova via, a aposentada Raílda Cerqueira, 63 anos, falou sobre o andamento das intervenções e a importância da colaboração da comunidade na conservação. “Aqui melhorou e muito, mas a gente sabe que vai precisar manter as manutenções, conscientizar o povo a não jogar lixo no rio, já que isso pode prejudicar todo o trabalho executado. Agora eu já espero a conclusão total, pra gente passar pela calçada também”, salientou.
O empresário João Contígio, residente no bairro há mais de 15 anos, também compartilhou suas considerações sobre o serviço. “Eu vejo que valeu a pena essa espera. Foi uma obra de grande necessidade, pois o rio invadia as casas, o pessoal perdia tudo. Para nós, foi uma grande satisfação ter esse acesso liberado, está sendo uma vitória”.
Ao trafegar pelo novo equipamento, a vigilante Laís Santos, 33 anos, expressou sua satisfação pela liberação da ponte. “É um privilégio ter essa oportunidade, acho que valeu a pena a espera. Antes, aqui dava medo de passar, pela estrutura deteriorada, e agora é mais satisfatório, dá uma sensação maior de segurança. A pista está um tapete”, disse.
Além das melhorias de drenagem e escoamento das águas do rio, a ponte também visa aprimorar as condições de deslocamento entre os bairros Camaçari de Dentro, Dos Quarenta e Seis, e Jardim Brasília, promovendo uma integração mais eficiente e facilitando o acesso aos serviços e oportunidades entre as regiões, além do desenvolvimento urbano e social do município.