As obras de intervenção na Cidade do Saber seguem progredindo e avança com diversas frentes de trabalho nos vários espaços do equipamento. Atualmente, são realizados serviços, como requalificação da estrutura do ginásio de esportes, com troca ou recuperação de peças; construção de pergolado e quiosque multiuso; reforma da piscina e do deck; troca de revestimentos; pintura externa e interna dos prédios; e a construção de dois novos vestiários, sendo um masculino e um feminino.
As equipes de trabalho também atuam na requalificação do estacionamento interno; substituição de portas; revisão do sistema hidrosanitário; drenagem externa; requalificação geral do sistema elétrico; e substituição de sanitários com inclusão de vasos adaptados para pessoas com deficiência (PcD); além da substituição de esquadria; colocação de películas; e a troca de forro e das luminárias.
Como parte das obras de intervenção, já foram concluídos serviços, como edificação de muro; instalação de piso intertravado, com guia de pavimento direcional; além das substituições das divisórias por mármore nos banheiros, e das pias por bancadas.
Realizadas pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), ao todo, são mais de 10.500 metros quadrados (m²) de área total construída a receber as obras, incluindo dois prédios, com 28 salas para realização de atividades educativas e funcionamento administrativo da pasta municipal, teatro, ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, guaritas, e, ainda, ambientes de visitação, como museu, memorial, bibliotecas e espaço infantil.
A fim de proporcionar ambientes mais acolhedores e qualificados para alunos, pais, servidores, bem como todos que frequentam o complexo, as obras, que incluem serviços de requalificação, adequação e recuperação, contam com investimento de R$ 13 milhões.
Gerida pela Secretaria da Cultura (Secult), as obras na Cidade do Saber foram iniciadas em novembro de 2023, através de licitação, tendo contrato de execução de 12 meses. Por conta das intervenções, visando a segurança de todos, as aulas desenvolvidas no complexo estão suspensas neste 1ª semestre.
A suspensão das atividades visa ofertar um ambiente mais acolhedor e com mais conforto para alunos, pais, servidores e todos que frequentam o local. No entanto, durante o período, a população pode dispor da oferta de cursos culturais e esportivos nos demais espaços geridos pela pasta, como a Pracinhas da Cultura, no bairro Tancredo Neves (Phoc III); o Barracão Cultural de Arembepe Idalva Alves de Souza; além dos centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.