A requalificação da Avenida Eixo Urbano Central, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), avança a todo vapor. No momento, os esforços se concentram no serviço de drenagem na área do cruzamento entre as ruas das Almas e Alecrim, etapa essencial para aperfeiçoar o escoamento e lidar com problemas de alagamento, especialmente durante os períodos chuvosos.
De acordo com a Seinfra, o trânsito no local deve ficar temporariamente bloqueado durante as escavações e instalação dos tubos de drenagem. No entanto, será beneficiado em longo prazo.
Além disso, a requalificação abrange a instalação de novas calçadas, de meio-fio e concretagem de passeios com instalação de piso podotátil, que demonstra um compromisso com a acessibilidade em toda a extensão da via. As melhorias se estendem pelo Novo Centro Histórico, que possui outras frentes de trabalho em andamento, e compreende as áreas comerciais, escolares e residenciais, como a Rua Paranapanema.
O envolvimento da comunidade no andamento das obras é visível, como expressa Antônia Maria Bomfim, moradora do local há mais de 30 anos, que espera ansiosamente por melhorias há muito necessárias. “Quando chove o fluxo de água acumula muito, já chegou a invadir casas e causar muitos prejuízos. Eu tenho problemas respiratórios, não posso suportar tanta umidade. Essas obras trazem a esperança de uma mudança para melhor, não apenas para nossa casa, mas para todo o bairro. Já vieram me informar que vão instalar novas calçadas e quebra-molas, além da desobstrução das vias para melhorar o escoamento das águas. Espero, em Deus, que fique bom”.
Visando a renovação do Centro da cidade, o projeto de requalificação da Avenida Eixo Urbano Central prevê ainda a implementação de ciclofaixas e áreas de convivência, que indica a preocupação com a mobilidade sustentável e o bem-estar dos cidadãos; além de paisagismo, pergolados, nova pavimentação e rampas de acesso.
Com um investimento aproximado de R$ 16 milhões, os recursos foram obtidos por meio do convênio entre a administração municipal e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe – o que demonstra um esforço coordenado para promover o desenvolvimento urbano.
A requalificação da Avenida Eixo Urbano Central é um projeto abrangente e necessário para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores, pois trará benefícios substanciais, tanto em termos de infraestrutura quanto de qualidade de vida.