O empresário Neto Badaró tem dito que não vai aceitar qualquer rebeldia em relação a sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna pelo Partido Progressista (PP).
"O PP tem um projeto para Itabuna que se chama Neto Badaró", diz o prefeiturável quando questionado sobre sua disposição de disputar o pleito, se ela vai até o fim do processo sucessório.
No tocante aos pré-candidatos a vereador que ocupam cargos no governo Augusto Castro (PSD-reeleição), Neto Badaró disse que "todos estão conscientes de que terão que seguir o projeto do partido, do contrário serão substituídos".
Piçarra, Júnior do Trator, Glebão, Nem Bahia, Kaiá, Babá Cearense são os postulantes ao Parlamento municipal ligados ao chefe do Executivo. Alguns exercendo cargo de confiança no governo, na folha de pagamento da prefeitura.
Fica difícil de acreditar que Augusto Castro permitiu a filiação desses pré-candidatos a vereador sem antes ter tido uma conversa com Jabes Ribeiro, secretário-geral do PP na Bahia. Augusto e Jabes estão muito longe de serem rotulados de "políticos bobinhos".
O que não se sabe é se Neto Badaró tem conhecido dessa conversa entre Augusto e Jabes, até mesmo de um possível acordo entre eles. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que Augusto, que busca legitimamente sua permanência por mais quatro anos no cobiçado comando do centro administrativo Firmino Alves, não iria ceder os pré-candidatos a vereador sem nenhum tipo de contrapartida.
Neto Badaró vai ter que enfrentar lá na frente dois PPs, o PP 1 querendo sua candidatura e o PP 2 o apoio da legenda ao segundo mandato de Augusto Castro.
Os adversários do prefeiturável do PP já começam a dizer que a intenção de Jabes é ter Neto Badaró na vice de Augusto, que a única maneira de o PP ter candidatura própria é com um significativo crescimento de Neto nas pesquisas de intenções de voto, mostrando força política e viabilidade eleitoral.
O fato de Neto Badaró ser o prefeiturável que menos faz críticas ao governo municipal, evitando qualquer tipo de questionamento nessa direção, alimenta a opinião de que Neto vai terminar integrando a majoritária da reeleição.
Neto Badaró continua firme no propósito de disputar a Prefeitura de Itabuna, ameaçando até substituir os pré-candidatos a vereador augustinianos, que já fazem campanha para que a "virgindade" do tabu da reeleição seja quebrada na sucessão de 2024.
COLUNA WENSE, TERÇA-FEIRA, 08.05.2024
Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política.