GERAL Feira de Santana-BA
Ensinar sobre o trânsito nas escolas ajuda na formação de condutores e pedestres conscientes
Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estiveram na manhã de quinta-feira (16), no Centro Municipal de Educação Infantil Therez...
17/05/2024 09h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estiveram na manhã de quinta-feira (16), no Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Pereira Pitombo, situado no bairro Asa Branca, para promover uma apresentação didática sobre regras de trânsito para os pequenos estudantes. A iniciativa faz parte das ações do órgão pelo Maio Amarelo - Mês Nacional para Redução de Acidentes de Trânsito. 

A apresentação promovida pelos agentes da SMT teve um formato lúdico, mesclando vídeos, imagens e músicas infantis sobre semáforo, faixa de pedestre e normas de trânsito, para ensinar aos pequenos como se comportar com segurança no trânsito. O público da apresentação foram crianças de 4 e 5 anos.

A agente de trânsito Patrícia Valéria Amaro dos Santos, que faz parte do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT há 5 anos, ressalta a importância de ensinar às crianças sobre trânsito para que no futuro elas se tornem melhores condutores e pedestres.

“Desde pequenininho, a criança já tendo aquela noção do que é trânsito, ela vai se tornar um condutor melhor. Ela vai saber conduzir um veículo, ela vai saber as normas e as regras de trânsito. Nós entendemos que as crianças são reprodutoras do que a gente passa. Então, o que a gente explica aqui, elas passam para os pais em casa”, ressalta a agente de trânsito Patrícia. 

Segundo a diretora da escola, Maria Angélica Matos, o trânsito envolve comunicação e linguagem, então deve ser ensinado como mais um elemento da linguagem, assim como outros conceitos que são ensinados de forma lúdica e acessível para o público infantil. Para ela, as crianças percebem e interpretam o mundo ao seu redor.

“O trânsito é uma questão de comunicação, linguagem. Se a gente começar a educar de agora, talvez amanhã não teremos que punir. Então, a ideia é trazer a educação para o trânsito como linguagem de comunicação desde cedo. As crianças vão interagir entre elas, vão ensinar seus pais. Elas interagem com os pais sobre o que é ensinado aqui, repassando o aprendizado. Na educação infantil nós trabalhamos todos os conceitos. Claro que numa linguagem acessível, lúdica, que a criança consiga compreender do que se trata, o que está sendo dito. A gente pensa que a criança não percebe o mundo ao redor, mas elas percebem tudo e interpretam do modo delas”, destaca Maria Angélica Matos. 

O que foi mostrado, apresentado e ensinado sobre o trânsito, será aproveitado em sala de aula para reforçar o aprendizado. 

“O assunto da apresentação será reaproveitado. Antes da palestra, nós já tratamos com a criança sobre o assunto, para dar uma inserção ao conteúdo, ele vai ser retrabalhado na sala nos dias que se seguem. Nós precisamos fortalecer com eles o que foi visto”, ressalta a diretora Maria Angélica Matos.