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Prefeitura de Caruaru realizou audiência com população para elaboração das leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA)

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE A noite da terça-feira (21) foi marcada pela Audiência Pública para a Elaboração das Leis Orçamentária...

22/05/2024 às 15h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
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A noite da terça-feira (21) foi marcada pela Audiência Pública para a Elaboração das Leis Orçamentárias de Caruaru para o ano de 2025. Compareceram 273 pessoas que foram esclarecer dúvidas, dar sugestões e contribuir para a elaboração, junto ao executivo, das leis eis orçamentárias (LDO e LOA), que vão reger o município no próximo ano.

A plenária foi realizada na Escola Municipal Professor José Florêncio Neto Machadinho e é uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A população ainda pode participar da elaboração das leis por meio do site do “Fala Caruaru” ( https://fala.caruaru.pe.gov.br/ ), até o dia 28 de junho.

Neste ano os participantes foram divididos em quatro eixos de atuação e gestão:
Eixo 01 – Educação, Saúde, Garantia de Direitos Humanos e das Mulheres

Eixo 02 – Empreendedorismo, Turismo e Desenvolvimento

Eixo 03 – Sustentabilidade, Meio Ambiente, Infraestrutura, Mobilidade e Segurança

Eixo 04 – Planejamento, Transparência e Gestão

“Nossas diretrizes estão sustentadas em quatro eixos estratégicos, integrados e organizados conforme as áreas correlacionadas e correspondentes, possibilitando uma visão intersetorial e estratégica para atuação efetiva da gestão”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro. “A participação popular é a política de forma transparente. E o orçamento, a política pública de forma efetiva.”

LDO, LOA e PPA
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) define as metas e prioridades para o próximo ano, enquanto a Lei Orçamentária Anual (LOA) detalha como os recursos serão distribuídos para cada setor e projeto. São documentos essenciais que norteiam as ações da administração municipal. Além da LDO e LOA, anualmente também é realizada a revisão do Plano Plurianual (PPA) que é um documento estratégico com diretrizes, para um período de quatros anos de governo.

Fala Caruaru
Desde o dia 13 de maio, a Prefeitura de Caruaru disponibiliza um questionário online para que a população participe ativamente da construção do futuro do município. Esse questionário estará disponível até o dia 28 de junho. Para participar, basta entrar no site do “Fala Caruaru” ( https://fala.caruaru.pe.gov.br/ ), reponder ao questionário e enviar. O Fala Caruaru é uma plataforma online onde o cidadão pode expressar opiniões e contribuir para a elaboração das leis orçamentárias municipais (LDO e LOA) para o ano de 2025.

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