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Papel do coordenador pedagógico na escola é tema de formação da Secretaria de Educação

O coordenador pedagógico orienta, articula, capacita para a melhora das práticas educacionais, além de ser o elo entre alunos, pais, professores e ...

27/05/2024 às 15h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
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Foto: Milena Brandão
Foto: Milena Brandão

O coordenador pedagógico orienta, articula, capacita para a melhora das práticas educacionais, além de ser o elo entre alunos, pais, professores e direção. Com o objetivo de capacitar professores e professoras da rede municipal para esta função importante da gestão escolar, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a formação de coordenadores pedagógicos. 

“O nosso objetivo é qualificar o trabalho na coordenação pedagógica das escolas. Para isso, estamos realizando a formação até o dia 28 de maio, que está sendo ministrada ministrado com a colaboração de professores de várias instituições de educação superior. Todas as pessoas que têm interesse em assumir a função de coordenador pedagógico devem participar do curso, que tem 10 horas de duração. Ao final, os profissionais serão submetidos a uma avaliação por escrito e depois avaliação do seu currículo considerando o peso estabelecido para as provas de título”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim. 

A diretora geral do Instituto Federal da Bahia (Ifba) em Feira de Santana e uma das formadoras convidadas, Erika Aparecida Lima, destacou a mudança do papel do coordenador pedagógico no decorrer dos anos e a importância da função. 

“Antes esta era uma função de supervisão e a partir de 1996, especificamente da legislação de 2002, esse papel para articulador e mediador. O coordenador é um profissional de excelência dentro da instituição que trabalha na mediação, escola, comunidade, gestão e comunidade. É importante destacar que esse trabalho da Secretaria é um trabalho pioneiro e fundamental porque está dando qualificação aos seus profissionais para que eles possam exercer de maneira muito assertiva e com a máxima qualidade as suas funções”, pontua. 

Para a professora Jobiane Barros, a formação fortalece ainda mais a prática profissional. “Ao longo do curso estamos dialogando e refletindo sobre as demandas e funções do coordenador, qual é o papel, a importância no âmbito escolar e todas essas discussões e orientações fortalecem o trabalho”, disse.



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