Como objetivo de fortalecer os sistemas de saúde e de educação do município, foi firmada uma nova parceria através de um convênio entre a Prefeitura de Camaçari e a Faculdade da Santa Casa, que é a primeira instituição de ensino superior privada a ter um hospital próprio. A cooperação entre as partes foi firmada nesta segunda-feira (27/5), durante encontro do prefeito Elinaldo Araújo, com o empresário Guilherme Bellintani, responsável pela apresentação do projeto.
Com o intuito de aprimorar a rede de saúde de Camaçari, a colaboração entre a Faculdade da Santa Casa e o Hospital Santa Izabel permite que 10% da receita arrecadada pela instituição de ensino seja aplicada na cidade. Outra oportunidade, é que os leitos das unidades de saúde do município serão disponibilizados para que os alunos possam realizar atividades práticas e de estágio.
Para o chefe do Executivo, é com muito entusiasmo que o município recebe essa boa notícia. “Essa aliança é fundamental para o impulsionamento do nosso sistema de saúde. Tenho a certeza de que colheremos bons frutos do trabalho, que será desempenhado de forma conjunta. Estou contente com a chegada dessa oportunidade para Camaçari”, compartilhou o gestor municipal.
Guilherme Bellintani, explicou que o projeto está ativo desde 2019, e agora poderá contar com a colaboração de uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Enquanto instituição, estamos crescendo cada vez mais e a combinação entre a Santa Casa e Camaçari fortalece ainda mais o sistema educacional e prepara profissionais para prestar um atendimento de qualidade”, destacou.
Ainda são campos de conhecimento prático e de estágio da Faculdade da Santa Casa os hospitais Santa Izabel, o Municipal de Salvador, além de outras unidades de assistência da Santa Casa e o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS).
Com 2 mil alunos matriculados, a faculdade oferta cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de medicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade está localizada no bairro de Nazaré, região central de Salvador, e a unidade está instalada no Campus Pupileira.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), e contou ainda com a participação dos secretários da Saúde (Sesau), Luiz Duplat; e da Educação (Seduc), Neurilene Martins; e do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos.