No segundo dia de visita, realizado nesta terça-feira (28/5), a Missão de Segmentos Presencial do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, juntamente com a equipe da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), acompanhou, no turno matutino, os trabalhos realizados por meio do Projeto Caminhos do Mar, que abarca obras de requalificação e urbanização dos acessos às praias da costa de Camaçari, abrangendo importantes pontos turísticos como Itacimirim, incluindo a Ilha do Meio; Guarajuba, juntamente com a entrada de Monte Gordo; e Barra do Jacuípe.
No turno vespertino, a comitiva se concentrou nas obras na sede do município, como a requalificação da Avenida Eixo Urbano Central, assim como a requalificação do Centro Histórico. Além disso, foram também até a obra da ligação das Avenidas das Palmeiras e Industrial Urbana com o Trevo da Cascalheira, e observaram a instalação de equipamentos tecnológicos e obras de ampliação na Escola Municipal Luís Pereira Costa, no bairro Dois de Julho.
Durante a visita, a equipe técnica da instituição pôde observar a transformação das vias de acesso, como as melhorias na pavimentação, sinalização e a criação das áreas de lazer. Intervenções cruciais para aperfeiçoar a infraestrutura turística, facilitar o acesso e promover o desenvolvimento sustentável da região da costa, o que, por sua vez, impulsionará o turismo e a economia local.
O representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), João Leal, da Diretoria Ambiental (Diram), comentou sobre o comprometimento com a responsabilidade ambiental nas etapas das obras. “Nós também fiscalizamos os serviços e a execução das obras para averiguar se está de acordo com o que foi planejado e repassamos essas informações para os técnicos do CAF, visando sempre o controle ambiental e sustentável”.
Jeferson Marinho, engenheiro da Seinfra e coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), comentou sobre o segundo dia de vistoria. “É fundamental para conferir que as obras estão progredindo conforme o planejado e dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. Estamos satisfeitos com o progresso e acreditamos que essas melhorias terão um impacto significativo na qualidade de vida dos munícipes e no desenvolvimento econômico de Camaçari”.
A diretora de Planejamento e Gestão da Secretaria da Educação (Seduc), Aylana Gazar, comentou sobre a importância do investimento, tanto em ampliação da estrutura quanto da área tecnológica, com parte de multimídia. “Sem dúvida, uma educação de qualidade se consolida a partir de uma série de iniciativas. Além da qualificação dos professores, de uma gestão de excelência, a gente tem toda a questão de infraestrutura e tecnologia, que é muito importante para assegurar a educação dos nossos meninos e meninas e garantir o direito que eles têm de aprender”.
As intervenções tanto na sede quanto na costa prometem não apenas melhorar a infraestrutura, mas também fomentar o turismo e, consequentemente, gerar novas oportunidades de emprego e renda para os moradores da região.
As obras são executadas por meio do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, realizado pela administração municipal em parceria com o banco. O Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, que está ativo desde 2019, contempla intervenções nos segmentos da infraestrutura, mobilidade urbana, turismo, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, modernização tecnológica e dentre outros elementos.
A Missão CAF no município encerra nesta quarta (30), oportunidade em que haverá uma reunião de trabalho com a UGP para apresentação do status das ações em andamento na cidade por meio do programa. O encontro será às 9h, no auditório do Vila Galé Marés, localizado em Guarajuba.