Desde a chegada do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado, isto já vai há dezoito anos, a Segurança Pública vem passando por um processo de aniquilamento, onde é nítida a leniência para com a criminalidade. Aos poucos o crime organizado, que mais se assemelham a um braço criminoso do Estado, foi se instalando e tomando força, chegando ao ponto do ex-governador Rui Costa dizer: "o tráfico de drogas emprega muita gente", como se estivesse falando de um emprego formal. Sem dúvidas é o reconhecimento que o crime venceu, que o estado não deu conta de manter a paz social.
Toda esta emblemática situação, transformou a Bahia no campeão de desemprego, homicídios, violência, além de afugentar o turismo. A educação está comprometida com a enorme evasão escolar, afinal, muitos jovens preferem o dinheiro fácil do tráfico de drogas, do que estudar. Resultado de tudo isso é a expressiva votação de indivíduos com reputação nada convencional, como Binho Galinha, de Feira de Santana, o qual obviamente é alinhado ao governo.
Os quartéis já não são mais trincheiras de segurança, se tornaram vulneráveis, assim como os podres e fétidas delegacias instaladas em municípios baianos, sendo quase que sempre, imóveis cedidos pelas prefeituras da cidade, tornando o trabalho policial comprometido em todos os aspectos. É inegável o exímio número de policiais para cada habitante, em algumas cidades do interior da Bahia, ainda existe a figura do escrivão "ah doc", cedido pela prefeitura, viaturas sucateadas, só tem gasolina quando a prefeitura cede, ou algum comerciante "colabora".
É triste e lamentável ver em pleno século XXI a segurança pública ser tratada de forma medieval.
Bel Luiz Carlos Ferreira de Souza - Brasileiro, baiano, casado, 61 anos, servidor público aposentado pelo estado da Bahia, atualmente reside no estado do Rio Grande do Sul, com formação técnica em redator auxiliar, acadêmico em História, Direito, pós-graduado em Ciências Criminais, política e estratégia e mestrando em políticas públicas.
Contato: lcfsferreira@gmail.com