Profissionais do Samu Caruaru passaram por treinamento com o Grupamento Tático Aéreo – GTA, que é vinculado à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), nessa terça-feira (18). A ação aconteceu em dois momentos: pela manhã, no auditório da Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), onde foram passadas as instruções teóricas. A parte da tarde foi no Aeroporto de Caruaru, onde os profissionais puderam fazer o reconhecimento de aeronave de asa rotatória (helicóptero) e praticar o balizamento e pouso, de forma segura, embarque e desembarque da tripulação e paciente.
Além disso, os profissionais foram treinados sobre os procedimentos e situações para uma possível solicitação de transferências de pacientes no helicóptero do grupamento, com o apoio do GTA.
“O intuito da excursão é passar o conhecimento para os profissionais de segurança que possam vir a se deparar com ocorrências de apoio de aeronave. As orientações que damos no treinamento dizem respeito às regras de segurança que precisam ser repassadas para a equipe, para que ela tenha o conhecimento de se aproximar e desembarcar a vítima com segurança. Tempo é vida, mas temos que fazer isso de forma ágil, sem deixar de lado a segurança”, destacou o subtenente Luiz Lima, do GTA.