O Ministério Público estadual participou durante o São João, nos dias 23 e 24, do Plantão Integrado da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Em Amargosa, a promotora de Justiça Amanda Buarque, acompanhada de servidores da Instituição e do Governo do Estado, participou de atividades de fiscalização contra o trabalho infantil. Na ocasião, os pais das crianças foram orientados a buscarem parentes próximos que pudessem ficar com as crianças e evitarem levar os filhos para o local de trabalho no circuito da festa.
Também houve orientação acerca da proibição de venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, colocação de pulseiras de identificação nos que estavam acompanhados dos pais ou responsáveis e atendimento da população que buscava orientação para possíveis situações de violação de direitos humanos.
O MP também participou do Plantão Integrado no município de Cruz das Almas. A promotora de Justiça Juliana Lopes e servidores da Instituição coletaram dados nos postos de saúde e Conselho Tutelar para verificarem as medidas que poderão ser implantadas no próximo ano.
O MP atuou também em casos judiciais de prisão em flagrante e extrajudicialmente em situações de verificação dos casos de queimaduras mais graves de crianças e adolescentes, inclusive por espada, com o intuito de identificar os responsáveis e entender as circunstâncias em que os fatos ocorreram para adoção das providências pertinentes.