ECONOMIA POLO DA CEBOLA
Regiões de Irecê e Vale do São Francisco (BA) aumentam oferta de cebola
Produção de cebola gera trabalho e renda na Região de Irecê Bahia. Escoada pela estrada que era do feijão a cebola segue para todo Brasil.
26/06/2024 10h21 Atualizada há 5 meses
Por: Carlos Nascimento

As regiões de Irecê e Vale do São Francisco registraram um aumento na oferta de cebola, após enfrentar desafios significativos no mercado devido às chuvas intensas ocorridas em março e início de abril.

O alto volume de precipitação prejudicou todo o ciclo de produção, desde o plantio até o desenvolvimento dos bulbos, impactando a disponibilidade do produto nas regiões.

Produção de cebola gera trabalho e renda na Região de Irecê Bahia.

No município de João Dourado os moradores se orgulham do título de capital da cebola e tem mesmo muita por lá, são mais de 300 hectares plantadas, este ano até na entre safra tem gente plantando para aproveitar a alta no preço da cebola, a produtividade da cebola na região é uma das mais alta do país, em média 135 toneladas por hectares.

A maioria das plantações está nos municípios de João Dourado, América Dourada e Cafarnaum, só estes três municípios produzem mais de 35 mil toneladas de cebola por ano, uma produção que ajudou a Bahia subir no Rank nacional da 5ª para 2ª posição nos últimos 13 anos, agricultura que gera emprego no campo, lotam os armazéns e movimenta os depósitos de beneficiamento onde a cebola passa por um processo de limpeza e ensaque.

Escoada pela estrada que era do feijão a cebola segue para todo Brasil.

Clique na imagem acima e acesse o Instagram de CEBOLAS 3 IRMÃOS.