A campanha Agosto Dourado foi iniciada nesta quinta-feira (1), em Feira de Santana. O mês será marcado para sensibilizar as mães e a sociedade em geral sobre a importância da amamentação. A iniciativa é da Fundação Hospitalar (FHFS), autarquia da Prefeitura.
A programação será promovida pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) até o dia 30. O primeiro dia do mês foi marcado pela entrega de enxovais aos dois primeiros bebês nascidos no dia. Ainda, a unidade hospitalar sedia a exposição fotográfica com o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, na entrada do BLH.
Uma das mais tradicionais ações do Agosto Dourado, a roleta da amamentação - atividade com perguntas e respostas sobre mitos e verdades na amamentação e entrega de brindes para cada resposta correta - será promovida nesta sexta-feira (2).
Entre os dias 7 e 15 de agosto, o curso de manejo clínico em aleitamento materno e a "blitz educativa" vai envolver as mães, acompanhantes, bolsistas e profissionais de saúde da unidade hospitalar em diversas atividades. A programação segue também com roda de conversa e palestras com os setores de fonoaudiologia e fisioterapia, para abordar temas relevantes sobre o assunto.
De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do BLH do Hospital da Mulher, a doação do leite materno pode salvar vidas.
“Temos recém-nascidos prematuros e prematuros extremos que dependem desse alimento e das doações. Desde 2017 a Lei Federal 13.345/2017 foi instituída para incentivar a doação de leite materno e conscientizar sobre a importância do alimento para a saúde de recém-nascidos", explica Nadja.
Somente no ano passado, durante o mês da campanha, foram coletados 196.450 ml de leite materno, sendo distribuídos 56.600 ml. Ainda segundo a coordenadora, no decorrer dos anos a coleta diminuiu, mantendo em estoque apenas a quantidade necessária.
“Esse ano, de janeiro a junho, coletamos 73.950 ml de leite materno no semestre, realizando a visita à 47 mães doadoras. Contudo, a distribuição supera as doações. Somente no período, distribuímos 81.950 ml de leite materno, ou seja, 10,8% a mais do que coletado em mães doadoras”, explica Nadja Vieira.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia que gerencia o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, destacou queo Banco de Leite Humano possui certificado de excelência e categoria ouro pela qualidade do serviçorealizado dentro e fora da unidade hospitalar na captação de leite materno. A unidade é voltada para o atendimento de recém-nascidos internados na UTI Neonatal.
“Toda mãe que tiver excedente de leite materno, pode estar entrando em contato com o Banco de Leite. Nós temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do projeto "Bombeiros Amigos do Peito", onde eles e os nossos técnicos de enfermagem vão até à residência dessa mãe levar os frascos ideais e fazer a coleta desse leite, levando em segurança para que esses bebês sejam alimentados”, incentivou Gilberte Lucas.
Para ser uma doadora, a interessada não precisa sair de casa. Basta entrar em contato pelo número (75) 3602-7182/7156. Ou comparecer no Hospital da Mulher (rua da Barra, 705, bairro Jardim Cruzeiro) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.