Na manhã desta sexta-feira (2), 500 estudantes do programa Jovem Aprendiz Feirense foram recepcionados pelas autoridades municipais no auditório da Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).
O programa, que visa proporcionar qualificação profissional para os jovens, é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI).
Estiveram presentes no evento de recepção, o prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado da secretária de Educação, Anaci Paim, da secretária extraordinária de Juventude, Suelen Moreira, de demais autoridades municipais, alunos e pais beneficiados pelo programa, e os gestores do projeto.
Os estudantes selecionados desempenham funções administrativas nas escolas municipais, e nas secretarias da Prefeitura. Os jovens são contratados no regime CLT, ganhando mensalmente uma bolsa no valor de R$ 600 reais, incluindo vale-transporte, seguro de vida e 13º salário.
“Esse programa, além de ajudar a inserir o jovem no mercado de trabalho, contribui no desenvolvimento da postura cidadã, da ética, e das relações interpessoais. Nosso plano é combater a evasão escolar, permitindo que o jovem estude num período, e trabalhe em outro”, destaca a secretária de Educação, Anaci Paim.
Em suas palavras direcionadas aos pais, o prefeito Colbert Martins Filho reiterou o compromisso que a Prefeitura assume no desenvolvimento profissional desses jovens para o mercado de trabalho.
"O compromisso que nós da Prefeitura temos com a família de vocês, alunos, é imenso! Tenho certeza que muitos pais aqui presentes neste auditório, tiveram que abandonar os estudos para poder trabalhar quando era jovem. O nosso objetivo é que isso não se repita novamente! Queremos que os jovens de hoje não precisem mais fazer isso. Nós sabemos o quanto o poder da educação é transformador. Através do conhecimento, vocês, jovens, podem crescer na vida”, reitera o prefeito Colbert Martins Filho.
Diego Rocha, gerente da RENAPSI, deu as boas-vindas aos jovens ingressos no programa, que é um modelo de sucesso no estado de Goiás.
"Sem dúvidas, esse é o maior programa de inclusão social que Feira de Santana já viu! Hoje, iniciamos uma nova jornada cheia de oportunidades para o crescimento profissional de vocês, jovens. Aproveitem cada momento, cada oportunidade nesse processo, que será enriquecedor para a vida de vocês”, pontua Diego Rocha.
Durante o evento, uma das novidades anunciadas, é a formação de um grupo de jovens para representar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Brasília/DF.
O objetivo é trabalhar com os jovens do programa, as ideias propostas pela ONU para o Desenvolvimento Sustentável, e prepará-los para falar sobre o assunto, como explica o diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil, Eduardo Athayde.
“Vocês, jovens, são protagonistas desses objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo representantes do semiárido, observando o local onde vocês estão inseridos. Queremos levar um grupo de jovens para falar desses objetivos no que tange ao semiárido lá em Brasília”, explica Eduardo Athayde.
Ainda durante o evento, o estudante Luis Arthur Souza Santiago, beneficiado pelo programa, agradeceu a oportunidade.
"Agradeço muito aos professores que me incentivaram a estar nesse programa. Hoje eu falo para todos vocês: não desistam! Persistam! Esse programa pode transformar a vida de vocês", agradece o estudante.