5 de agosto, em plena segunda-feira, 16 h, foi realizada a convenção do PDT que homologou o nome do médico Isaac Nery como candidato a prefeito de Itabuna, tendo como vice Kaká da Federal.
A preocupação tomou conta do staff político de Isaac. Afinal, um dia de segunda, 16 h, não é apropriado para realizar um evento da envergadura de uma convenção partidária.
Que nada! A Câmara de Vereadores ficou lotada, não cabia mais ninguém. O que chamou mais atenção foi a empolgação com a candidatura de Isaac.
O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, ficou impressionado com a quantidade de pessoas. As palavras do jornalista Paulo Lima, que fez um relato da vida política do saudoso Félix Mendonça, pai do parlamentar, deixou o dirigente do PDT com lágrimas nos olhos.
Parece que o prefeito Augusto Castro (PSD), que busca o segundo mandato, via instituto da reeleição, tem razão quando diz, em conversas reservadas, que Isaac Nery é seu principal adversário, e não Fabrício Pancadinha (SDD) como muita gente pensa.
O alcaide comunga com a opinião de que quem não quer votar nele e nem em Pancadinha, que corresponde a uma significativa parcela do eleitorado, tende a sufragar o nome de Isaac no processo sucessório.
O otimismo começa a tomar conta da campanha de Isaac. Nos bastidores, o comentário é de que a polarização Augusto versus Pancadinha pode desmoronar com o crescimento de Isaac, encostando no segundo colocado nas pesquisas em situação de empate técnico.
Augusto Castro, que quer ficar na história política de Itabuna como o primeiro gestor a ser reeleito, quebrando a "virgindade" do tabu do segundo mandato consecutivo, não anda nada satisfeito com o desaconselhável "já ganhou".
Outro ponto da convenção, que também chamou atenção, foi o conhecimento de Isaac diante dos problemas de Itabuna, mais especificamente em relação ao setor de saúde.
A sucessão de Itabuna, ainda polarizada entre o chefe do Executivo e o deputado-prefeiturável, pode ter uma reviravolta.
O eleitorado itabunense costuma "aprontar" faltando poucos dias para o pleito, que o diga Fernando Gomes, Geraldo Simões e o capitão Azevedo, que também achavam que o segundo mandato consecutivo (reeleição) era favas contadas.
COLUNA WENSE, 06.08.2024.
Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia.
Confira Coluna Wense no Página de Polícia: