O governador enfatizou que os policiais que se envolverem em atividades políticas serão tratados conforme a lei e o regimento interno.
Jerônimo demonstrou sua preocupação diante de uma plateia de agentes da Secretaria da Segurança Pública, afirmando que não permitirá que a Polícia Militar seja usada para influenciar o processo eleitoral. Jerônimo mencionou como as operações da Polícia Rodoviária Federal nas eleições de 2022 foram vistas como uma tentativa de interferir na votação em favor de Jair Bolsonaro, prejudicando também sua própria votação.
O governador enfatizou que os policiais que se envolverem em atividades políticas serão tratados conforme a lei e o regimento interno, e que aqueles que desejarem participar do processo eleitoral devem primeiro deixar a farda. Ele reforçou seu compromisso com a democracia, afirmando que a Bahia deve servir de exemplo para o Brasil no respeito às normas democráticas.
"POLICIAL COM TORCIDA"
Segundo ele, o agente que tiver interesse em se manifestar politicamente deve "se afastar e se filiar a um partido, dentro do que permite a lei". A fala foi feita durante evento em Salvador para anúncio do aumento no efetivo das forças de segurança da Bahia.
"A eleição requer da gente muita sensibilidade. Se um policial tiver qualquer interesse político, que se afaste e vá dirigir a política. Vá para o partido e faça o que a lei permite, mas com farda não será permitida torcida. Nem para os meus [aliados], nem para os meus opositores. Faça o seu trabalho para a gente não ver de volta o que vimos nas eleições presidenciais: policiais federais travando quem era da oposição. Quem for bom que dispute e ganhe na urna.
O policial que eu souber que fez isso, vamos tratar diretamente com o regime interno", disse ele.
COMENTÁRIO DO CAP TADEU
"O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Coutinho, é um Exemplo, é um Guia, para a Tropa, nessas eleições.
O Comandante Geral, Cel Coutinho, na folga, está fazendo campanha aberta para o candidato do PT.
Pelo Princípio da Simetria, da Iguaidade, todos os Militares Estaduais da Ativa, na folga, e Veteranos, estão liberados para fazer campanha para o Capitão Tadeu.
Podem fazer campanha livremente, na folga, sem medo, para o Capitão Tadeu. o Cel Coutinho sinalizou que pode."