UNIVERSO JURÍDICO GAECO-MP/SP EM AÇÃO
Operação do GAECO/MP, apreende R$ 1,6 Milhão na residência de Juiz afastado em Jundiaí/SP
Investigação sigilosa envolve magistrado afastado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo
19/08/2024 12h55 Atualizada há 3 meses
Por: Carlos Nascimento Fonte: Editoria Polícia

Uma investigação conduzida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás resultou em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, na residência de um juiz afastado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que reside em Jundiaí.

O caso está sob segredo de justiça.

Segundo informações policiais, o juiz investigado não trabalha em Jundiaí, apenas reside na cidade. Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo esclareceu que havia solicitado ao Portal R7 a correção de uma notícia equivocada, que apontava juízes de Jundiaí e Sumaré como investigados. "A informação não procede", declarou o Tribunal.

Na casa do juiz afastado, foram apreendidos celulares, cinco computadores, tablets, anotações e a quantia de R$ 1,6 milhão em espécie, itens que podem ser fundamentais para a investigação em curso. Juízes do Fórum de Jundiaí manifestaram descontentamento com a divulgação da notícia pelo Portal R7, reforçando que o magistrado investigado apenas reside na cidade, sem exercer atividades profissionais no Fórum local e segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo e o magistrado já havia sido afastado de suas funções.

O  magistrado está sendo alvo de investigação do Ministério Público (MP) de São Paulo, por suposto envolvimento em um esquema de venda de sentenças à Facção Criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Na terça-feira policiais militares e agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (GAECO) estiveram na casa dele cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça

(*) Confira artigo de Crispiniano Daltro sobre o tema: A Usurpação de Funções Judiciárias no Brasil