A guerra das pesquisas vai começar. Duas pesquisas vão aparecer no horário eleitoral, obviamente que serão registradas. Falo da sucessão de Itabuna. Uma apontando que fulano está na frente de sicrano, usando o "disparou", "disparou", "disparou" com um fundo musical apropriado ao "já ganhou".
A outra insinuando que é "fake news", que sicrano é quem está na dianteira e com uma rejeição muito menor que a de fulano. Ambas colocando beltrano, o terceiro colocado, bem distante. A divulgação das pesquisas visa dois objetivos:
1) empolgar a militância, oxigenando o otimismo.
2) atrair o chamado "voto imbecil", dos eleitores que votam de acordo com as enquetes.
Eleição sem ataques entre os adversários
"Ainda tem muita denúncia para ser feita, cada uma mais grave do que a outra", disse um correligionário bem próximo do candidato.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, candidato a um segundo mandato pelo PSD, via instituto da reeleição, propôs uma eleição sem ataques entre os adversários. Sem nenhuma dúvida, uma orientação do marketing da campanha.
Pelo andar da carruagem, o Augusto "paz e amor" não foi bem aceito, principalmente no staff político de Fabrício Pancadinha, postulante ao cargo-mor do Executivo municipal pelo Solidariedade.
"Ainda tem muita denúncia para ser feita, cada uma mais grave do que a outra", disse um correligionário bem próximo do candidato.
(Coluna Wense, 07.09.2024)
Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia.