Desde o dia, 19/05, a liberação de corpos no Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe passa a ser feita mediante protocolo de dupla verificação, que será realizada pelo chefe e pelo auxiliar de plantão da instituição. A normativa entrou em vigor hoje com a publicação da circular nº 10. O procedimento tem como objetivo garantir que não ocorram equívocos na liberação dos corpos aos familiares pelo IML.
A determinação é assinada pelo Diretor do IML, Victor Barros, que explicou que a medida é necessária para certificar que o corpo será entregue à família, sem que aconteçam situações de troca de cadáveres. “O protocolo de dupla checagem é muito utilizado em hospitais e está sendo implementado, nesta quarta-feira, para diminuir as chances de erro na liberação dos corpos”, assegurou.
A Circular nº 10 determina que “o chefe do plantão deverá solicitar ao servidor designado que remova o corpo até a ala de entrega, quando o familiar visualizar o corpo e reconhecer como seu ente, o chefe de plantão deverá conferir a identificação oficial, o protocolo do cadáver e a documentação pertinente. Após, o auxiliar do plantão ratificará a conferência”, estabelece o documento. A Circular também delimita que apenas um corpo, por vez, deverá ser colocado na ala de entrega.
MOTIVO
Na segunda-feira, 17/05, aconteceu no IML uma troca de corpos no momento da liberação. Para evitar que situações como essa ocorram novamente, o IML instaurou uma sindicância interna para apurar o incidente e publicou a normativa com as novas recomendações para liberação de corpos.
Fonte: ASCOM