A Câmara Municipal de Camaçari recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/09), o secretário da Saúde do município, Luiz Duplat, que apresentou, durante audiência pública, a prestação de contas da pasta referentes aos meses de maio a agosto, 2º quadrimestre de 2024. A atividade foi conduzida pelo relator da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Elias Natan (PSDB).
Em sua apresentação, o secretário mostrou as ações e gastos da pasta com a Atenção Básica e Especializada, divididas em suas unidades de emergência fixas e móveis, policlínicas, saúde mental e centros de referência. O secretário iniciou sua fala agradecendo a todos os servidores da pasta pela dedicação e pelo trabalho prestado em prol da melhoria da saúde ofertada pelo município. Em seguida, passou a palavra para as diretoras da Sesau, para que cada uma pudesse falar sobre o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados e dificuldades enfrentadas.
A diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teixeira, explicou que o município conta com 78 equipes de Atenção Básica, alcançando 86% de cobertura total em 2024. Ela também falou sobre o trabalho através de programas estratégicos aos quais o município tem aderido, a exemplo do Programa Saúde na Escola, Consultórios de Rua e oferta de práticas integrativas, dentre outros. Ela também falou sobre o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento. “A UPA do Gravatá segue liderando em número de atendimentos, seguida da UPA de Arembepe e da nossa UPA Pediátrica”, citou.
A diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, falou de maneira especial sobre o Programa Fila Zero, que realizou 50.911 procedimentos até o mês de agosto, e a implantação da Marcação Integrada, que já contabiliza mais de 506 mil atendimentos para diversas especialidades desde a implantação. “Se trata de um número robusto, importante. Trabalhamos as ofertas em relação às demandas. Temos uma fila de espera virtual que está funcionando bem e que tem garantido o atendimento da população e das suas demandas, de maneira descentralizada. A USF de Vila de Abrantes foi a campeã de agendamentos”, destacou.
A subsecretária da Saúde, Tamy Fonseca, trouxe os dados financeiros movimentados pela Sesau no período. Segundo ela, foram contabilizadas despesas na ordem de R$ 193 milhões, aproximadamente, percentual de 19,84%, ultrapassando os 15% mínimos definidos em lei. Também fez uso da palavra a diretora de Vigilância em Saúde, Alcione Vasconcelos.
Para o secretário Luiz Duplat, as apresentações mostram que fazer saúde é muito mais do que as pessoas imaginam e citou 44 ações que para ele representam grandes avanços na área de saúde. “Não é só atender as pessoas, é pensar estrategicamente caminhos que viabilizem a oferta desse atendimento de maneira ampla, democrática e que alcance o maior número de pessoas possível. São muitos avanços e muitas conquistas, mas também são muitos os desafios. Temos muito ainda a fazer, mas já temos muitos avanços, como implantação de Policlínica, Centro de Atenção à Saúde da Mulher, CAPs 3, UPA Pediátrica, dentre tantas outras ações positivas”, reforçou.