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Ariano Suassuna: Vida e Obra

Assista: Resenha do Filme “O AUTO DA COMPADECIDA” (2000).

19/10/2024 às 18h53
Por: Carlos Nascimento Fonte: Editoria de Cultura
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Ariano Suassuna: Vida e Obra

Ariano Vilar Suassuna (1927-2014) foi um dos mais importantes escritores e dramaturgos brasileiros, conhecido por sua defesa da cultura nordestina e da tradição popular. Nascido na Paraíba, mas radicado em Pernambuco, Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, que buscava unir elementos da cultura erudita e popular, valorizando a literatura de cordel, o teatro popular e a música tradicional. Além de escritor, foi professor e membro da Academia Brasileira de Letras.

Vida

Ariano nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 16 de junho de 1927. Ainda na infância, perdeu o pai, João Suassuna, ex-governador da Paraíba, que foi assassinado em decorrência de disputas políticas. Essa tragédia familiar marcou profundamente sua visão de mundo e sua obra, que reflete um constante diálogo entre tragédia e comicidade.

Nos anos 1940, mudou-se para o Recife, onde estudou Direito e Letras. Durante esse período, conheceu intelectuais e artistas que influenciaram sua formação cultural. Suassuna lecionou Estética e Teoria do Teatro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desempenhando um papel ativo na vida acadêmica e cultural da região.

Obra Literária e Dramática

Suassuna é autor de peças teatrais e romances que celebram a identidade nordestina por meio de uma linguagem rica, repleta de ironia, poesia e crítica social. Sua obra mais conhecida é "O Auto da Compadecida" (1955), uma peça teatral que mistura elementos religiosos e populares, narrando as aventuras de João Grilo e Chicó, dois personagens pobres e astutos do sertão. A peça foi adaptada diversas vezes para televisão e cinema, consagrando-se como um clássico da cultura brasileira.

Além de “O Auto da Compadecida”, Suassuna também escreveu outras peças importantes, como "O Santo e a Porca" (1957) e "A Pena e a Lei" (1959). Suas obras dialogam com gêneros tradicionais, como o cordel e o teatro medieval, e exploram temas como fé, justiça, malandragem e desigualdade social.

Entre suas principais obras estão peças teatrais como O Auto da Compadecida (1955) e A Pedra do Reino (1971), além de romances e ensaios que refletem seu profundo amor pelo Nordeste e sua crítica à desigualdade social. Suassuna foi um defensor incansável da identidade cultural brasileira, resistindo à massificação imposta pela globalização.

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida é uma das obras mais célebres de Ariano Suassuna. Misturando comédia, drama e elementos religiosos, a peça foi escrita em 1955 e se tornou um marco do teatro nacional. A narrativa acompanha as aventuras de João Grilo e Chicó, dois personagens humildes e espertos que vivem no sertão nordestino. A trama é uma sátira da realidade social, revelando a pobreza e as injustiças enfrentadas pela população local, ao mesmo tempo que explora temas universais como fé, moralidade e redenção.

No centro da história, destaca-se a intervenção de Nossa Senhora, a Compadecida, que age como mediadora entre os pecadores e a figura implacável de Jesus. A peça combina elementos da literatura de cordel, do teatro medieval e do catolicismo popular, construindo um universo onde o fantástico e o real coexistem.

No campo da literatura, Suassuna publicou o romance "A Pedra do Reino" (1971), uma obra densa e simbólica, que combina realismo fantástico com mitos sertanejos. O livro foi adaptado para minissérie pela TV Globo e é considerado uma das maiores realizações da literatura brasileira contemporânea.

Engajamento Cultural e Movimento Armorial

Ariano Suassuna foi o criador do Movimento Armorial, lançado em 1970, cujo objetivo era promover uma arte brasileira erudita com raízes populares. Esse movimento procurava unir diferentes expressões artísticas — música, teatro, literatura, artes plásticas — para valorizar a cultura nacional, com forte inspiração na estética nordestina.

Como defensor da identidade cultural do Brasil, Suassuna criticava a massificação cultural e a influência estrangeira nas artes brasileiras. Até seus últimos anos, ele viajava pelo Brasil proferindo palestras e aulas-espetáculo, com sua peculiar mistura de humor, poesia e sabedoria popular, sempre defendendo a preservação das tradições culturais brasileiras.

Legado

Ariano Suassuna faleceu em 23 de julho de 2014, aos 87 anos, no Recife, deixando um legado inestimável para a cultura nacional. Sua obra continua a ser lida, encenada e estudada em escolas, universidades e teatros. Ele é lembrado não apenas como um grande escritor, mas também como um guardião da cultura nordestina e um defensor da identidade brasileira.

Seu trabalho permanece relevante por sua capacidade de unir o erudito e o popular, revelando a complexidade e a beleza do Brasil profundo, especialmente do sertão. Suassuna se tornou um símbolo de resistência cultural e uma referência para aqueles que acreditam na arte como um instrumento de transformação social.

Resenha do Filme "O Auto da Compadecida" (2000)

A adaptação cinematográfica de O Auto da Compadecida, dirigida por Guel Arraes, foi lançada em 2000, originalmente como uma minissérie exibida pela TV Globo e posteriormente transformada em filme. A produção tornou-se um sucesso de público e crítica, consolidando-se como uma das melhores obras da cinematografia brasileira.

A direção de Guel Arraes se destaca por manter a essência da obra de Ariano Suassuna, preservando o humor característico e os diálogos espirituosos. Arraes também conseguiu explorar a beleza visual do sertão nordestino, criando uma ambientação que valoriza as paisagens áridas e a simplicidade das vilas sertanejas.

O elenco é um dos pontos fortes da obra. Matheus Nachtergaele interpreta João Grilo com maestria, dando vida a um personagem carismático e astuto, enquanto Selton Mello se destaca como Chicó, o covarde e mentiroso amigo de João. A química entre os dois atores é perfeita e faz a narrativa fluir com leveza e humor. Outros destaques incluem Fernanda Montenegro no papel de Nossa Senhora, trazendo serenidade e empatia, e Lima Duarte como o Severino do Aracaju, um cangaceiro temido.

A produção combina comédia e crítica social de forma envolvente, mantendo o tom cômico, mas sem deixar de lado a reflexão sobre a miséria e os dilemas éticos enfrentados pelos personagens.

O Auto da Compadecida é uma obra atemporal que, tanto na literatura quanto no cinema, continua fascinando públicos de todas as idades. A adaptação de Guel Arraes honra a peça original, preservando o espírito nordestino e a crítica social presentes no texto de Ariano Suassuna. A mistura de drama e comédia, aliada às atuações memoráveis e à direção competente, faz do filme um dos maiores clássicos do cinema brasileiro.

A relevância de Suassuna e de sua obra vai além do entretenimento: ele nos convida a refletir sobre as contradições humanas e sociais, revelando que, mesmo diante da adversidade, o espírito de resistência e solidariedade pode prevalecer.

O Auto da Compadecida nos ensina que, entre o rigor da justiça e a compaixão divina, o ser humano precisa encontrar o equilíbrio para sobreviver e se redimir.

Ficha Técnica de "O Auto da Compadecida" (2000)

  • Título: O Auto da Compadecida
  • Direção: Guel Arraes
  • Roteiro: Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão (baseado na peça de Ariano Suassuna)
  • Produção: Globo Filmes e Lereby Produções
  • Gênero: Comédia / Drama / Aventura
  • Data de Lançamento: 15 de setembro de 2000 (Brasil)
  • Duração: 104 minutos (versão cinematográfica)
  • Idioma: Português
  • Classificação Indicativa: Livre

Elenco Principal

  • Matheus Nachtergaele: João Grilo
  • Selton Mello: Chicó
  • Fernanda Montenegro: Nossa Senhora
  • Marco Nanini: Severino, o cangaceiro
  • Lima Duarte: Arcebispo
  • Rogério Cardoso: Padre João
  • Maurício Gonçalves: Jesus / Emanuel
  • Denise Fraga: Dora
  • Diogo Vilela: Padeiro Eurico
  • Paulo Goulart: Major Antônio Morais
  • Luís Melo: Diabo
  • Virginia Cavendish: Rosinha
  • Bruno Garcia: Vicentão

Equipe Técnica

  • Direção de Fotografia: Félix Monti
  • Montagem: Paulo Henrique Fontenelle
  • Música: André Abujamra
  • Figurino: Cao Albuquerque
  • Direção de Arte: Tulé Peake
  • Produção Executiva: Daniel Filho
  • Distribuição: Globo Filmes

Prêmios e Indicações

  • Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2001):
  • Vencedor: Melhor Ator (Matheus Nachtergaele)
  • Indicado: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro)
  • Festival de Havana (2000): Prêmio Especial do Júri

AUTO DA COMPADECIDA EM HD 

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Luis Claudio Há 2 semanas SalvadorAriano, um ícone da nossa cultura.
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