CARREIRAS POLICIAIS PRIMO RICO
A REALIDADE INVISÍVEL: O Peso do Trabalho da Polícia Civil e Militar no Brasil
Enquanto PRF e PF desfrutam de melhores condições, é a Polícia Civil e Militar que lidam com a maior parte das operações e suas consequências.
24/10/2024 11h03 Atualizada há 3 semanas
Por: Carlos Nascimento Fonte: Editorial

No cenário da segurança pública brasileira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) muitas vezes são vistas como instituições de elite, dotadas de salários mais elevados, melhores planos de saúde, equipamentos de ponta e veículos modernos. Contudo, a percepção de superioridade que alguns de seus membros carregam pode obscurecer o papel vital desempenhado por outras forças de segurança, principalmente a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM), que assumem grande parte do trabalho prático e operacional em todo o território nacional.

A Polícia Civil, por exemplo, é a responsável por uma vasta gama de tarefas essenciais, como a elaboração de Inquéritos Policiais (IPs), Autos de Prisão em Flagrante (APFs), Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BOCs). Operações que envolvem o combate ao tráfico de drogas, apreensões de dinheiro falso, investigações de assaltos a grandes instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, além de Correios e Casas Lotéricas, muitas vezes recaem sobre a Polícia Civil, que também é a responsável pela custódia de presos apresentados por PRFs e PFs em suas delegacias.

Nas eleições, seja para cargos federais ou estaduais, como Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual, ou mesmo nas eleições municipais, o papel da Polícia Civil e Militar é indispensável. Eles são os responsáveis por garantir a ordem e lidar com qualquer ocorrência relacionada ao processo eleitoral.

Enquanto isso, muitos agentes da PRF e PF continuam a tratar essas corporações com indiferença, sem reconhecer a parceria necessária para o bom funcionamento da segurança pública. Ao interceptarem criminosos nas estradas federais, por exemplo, a PRF frequentemente entrega o "trabalho sujo" para a Polícia Civil dos estados, que lida com a apresentação formal dos presos e o processamento do crime.

A realidade da segurança pública brasileira é marcada por um desequilíbrio no reconhecimento e nas condições de trabalho entre as corporações. Enquanto PRF e PF desfrutam de melhores recursos, a Polícia Civil e Militar enfrentam a linha de frente do combate ao crime com menos estrutura, mas com uma enorme responsabilidade. O trabalho dessas corporações é fundamental para o funcionamento do sistema de segurança, e sua colaboração deve ser vista como uma parceria indispensável, com o devido reconhecimento e respeito que merecem.

por Carlos Nascimento