A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) realizou, nesta quinta-feira (24), a 30ª Audiência Pública do Sistema Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, foi feita a apresentação do relatório gestor referente ao segundo quadrimestre de 2024, com a prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados no âmbito municipal do SUS, auditorias realizadas e serviços produzidos no município.
Fizeram parte da mesa de honra a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caruaru, Mariquinha Carvalho (representando os usuários do SUS), a vice-presidente Samira Santana e o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso. Após desfazer-se a mesa, a audiência seguiu com a leitura do regimento, pela gerente-geral de Gestão, Virgínia Bezerra. Após a leitura, o secretário George Veloso fez a apresentação do relatório gestor.
Em sua fala, o secretário registrou a presença de representantes dos três segmentos do conselho: gestores, trabalhadores e usuários, e ressaltou a importância de se promover esse diálogo da administração pública também com os diversos segmentos sociais. “Essa apresentação tem um amparo legal e é aberta à população como um todo. Não só as pessoas ficam sabendo sobre o número de exames e atendimentos que foram ofertados nesse período, como as ações realizadas, os mutirões de fisioterapia, as caravanas da Saúde e Cidadania, entre outros, e o como o nosso recurso está sendo utilizado”, enfatizou George.
A presidente do conselho, Mariquinha Carvalho, destacou a importância da Saúde no SUS e o papel da secretaria municipal junto ao conselho. “A secretaria tem encaminhado as políticas do SUS de forma harmoniosa, dentro da medida do possível. A gente vê todo mundo sendo atendido nos hospitais e UPAs municipais, de forma atenciosa com o público. A gente precisa destacar que a Secretaria de Saúde de Caruaru, junto ao conselho, tem esse papel de estar se articulando, propondo e avaliando os caminhos da Saúde”, pontuou Mariquinha.