Atendendo todo o complexo com diversas frentes de trabalho, os serviços, que integram a requalificação, adequação e recuperação da Cidade do Saber, seguem avançando. As obras compreendem a colocação de grama e paisagismo, reforma da guarita da entrada, pintura interna e externa, além das trocas do piso externo, dos revestimentos, dos forros e das luminárias.
As equipes, ainda, atuam na requalificação da estrutura do ginásio de esportes, com troca de peças danificadas e recuperação de outras; edificação de dois novos vestiários, sendo um masculino e um feminino; na reforma da piscina e do deck; substituição de esquadria e colocação de películas; reconstrução do estacionamento; e construção do pergolado.
Também seguem em execução a revisão do sistema hidrosanitário; drenagem externa, substituição de sanitários, com inclusão de vasos para pessoas com deficiência (PcD); e requalificação geral do sistema elétrico. No prédio do Teatro Cidade do Saber (TCS), que já aconteceu a reforma das cadeiras e a substituição do carpete, acontece a troca das luminárias e das portas.
Entre os serviços já concluídos, estão a edificação do muro; instalação de piso intertravado, com guia de pavimento direcional; além das substituições das divisórias por mármore nos banheiros, e das pias por bancadas.
Realizadas pela Prefeitura de Camaçari, ao todo, são mais de 10.500 metros quadrados (m²) de área total construída a receber as obras, incluindo espaços, como o teatro; o ginásio poliesportivo; a piscina semiolímpica; as guaritas; os ambientes de visitação, a exemplo do museu, memorial, bibliotecas e brinquedoteca; bem como as 28 salas, que compõem os dois prédios, que são utilizadas para a realização de atividades educativas e para o funcionamento administrativo da Secretaria da Cultura (Secult), pasta que gere a Cidade do Saber.
A fim de proporcionar ambientes mais acolhedores e qualificados para alunos, pais, servidores, bem como todos que frequentam o complexo, as obras, que incluem serviços de requalificação, adequação e recuperação, contam com investimento de R$ 13 milhões.
As intervenções, executadas por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), foram iniciadas em novembro de 2023, através de licitação, tendo contrato de execução de 12 meses.
Foto: Tiago Pacheco