As melhorias que visam otimizar o fluxo de veículos na região na Avenida Eixo Urbano Central – uma das principais vias da sede do município – seguem avançando. No local, os serviços focam na construção do canteiro central. Promovidas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), atualmente, a obra acontece na ligação da Avenida Luiz Gonzaga sentido Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, nas imediações da linha do trem.
Com cerca de 5 quilômetros (km) de extensão, com duas pistas de rolamento de aproximadamente 2,50 metros (m) cada, o canteiro serve como obstáculo físico, separador das pistas, além de disciplinar o fluxo. A requalificação visa contribuir para organizar o tráfego de veículos e pedestres, melhorar a mobilidade e acessibilidade urbana no centro da cidade, promovendo uma circulação mais segura e eficiente.
Por conta das intervenções, haverá mudança no trânsito, que será coordenada pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, e ocorrerá com o decorrer do avanço da obra, e quando as principais etapas estiverem concluídas.
Apesar dos transtornos temporários causados pelas obras, a administração municipal destaca que o objetivo é proporcionar um bem maior à população. A expectativa é que a intervenção beneficie diretamente motoristas e pedestres que circulam diariamente pela região, garantindo que o trânsito no local seja reorganizado, de forma a reduzir conflitos e aumentar a segurança, além de preparar o local para futuras etapas de requalificação urbana, que incluirão pavimentação renovada e melhorias na acessibilidade.
O projeto, que conta com investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, fruto do convênio entre a administração municipal e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, visa criar áreas de convivência, implementar paisagismo, instalar pergolados, renovar a pavimentação e construir rampas de acesso, tudo pensado para promover inclusão e conforto, oferecendo um ambiente urbano mais estruturado e acolhedor para todos.