Com cerca de 5 quilômetros (km) de extensão, a Avenida Eixo Urbano Central, uma das principais vias da cidade, está passando por um trabalho significativo de modernização, que inclui melhorias na drenagem e um projeto, ainda, mais amplo de requalificação. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está à frente dos trabalhos, que incluem, atualmente, a instalação de 40 aduelas que vão atravessar as duas pistas da avenida.
O serviço tem como objetivo melhorar o sistema de drenagem e otimizar o fluxo das águas. No momento, as equipes agem com a remoção das antigas manilhas de esgoto e realizam escavações para as novas galerias, enquanto outras frentes de serviço atuam na região com a edificação de pergolados e concretagem de passeios e serviços nos canteiros centrais.
Para o bom andamento do trabalho, o trecho de acesso entre a Rua do Alecrim e a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, nas proximidades do Camaçari Soccer 46, está interditado temporariamente. O bloqueio é necessário para que o serviço de drenagem seja realizado de forma segura e eficaz. A previsão é que a via seja liberada em 15 dias úteis, no entanto, o prazo poderá ser ajustado conforme as condições climáticas.
Com um investimento aproximado de R$ 16 milhões, oriundos do convênio entre a administração municipal e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, as melhorias na drenagem são parte de um projeto maior da requalificação da via, que inclui a implementação de ciclofaixas, áreas de convivência, paisagismo, pergolados em eucalipto tratado, pavimentação renovada e rampas de acesso.
A coordenação do desvio do tráfego está sendo feito pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, que orienta os motoristas a terem atenção às sinalizações.
Embora a interdição cause transtornos temporários, a administração municipal reforça que essas intervenções são fundamentais para o futuro da mobilidade urbana de Camaçari, bem como para a melhoria da qualidade de vida da população.
Após a conclusão desta fase, a Avenida Eixo Urbano Central estará pronta para novas etapas de requalificação, que, no final, tornará o espaço mais moderno, acessível e preparado para atender às demandas da cidade.