As obras de requalificação da Avenida Eixo Urbano Central, um das principais vias do município, atingiram 65% de execução, trazendo consigo mudanças significativas para o tráfego e a acessibilidade na região. As intervenções são conduzidas pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Atualmente, os serviços em andamento incluem a demolição de passeios antigos e estruturas deterioradas, preparando o terreno para receber uma série de melhorias. Após essa etapa, será realizado o reaterro do solo, seguido da compactação, que garante a estabilidade e a segurança das novas áreas.
Em alguns trechos acontecem o serviço de assentamento do meio-fio, que delimita os espaços de circulação de pedestres e veículos, a concretagem dos novos passeios, e a instalação do piso podotátil.
A primeira etapa do serviço de drenagem e de recapeamento já foi concluída em trechos estratégicos, a exemplo do que fica entre a Rua do Alecrim e a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, nas proximidades do Camaçari Soccer 46, até a esquina da Rua Francisco Drumond.
A finalização das rampas de acessibilidade e a compactação de áreas de passeio estão em fase adiantada, destacando o cuidado com a inclusão social e a segurança dos pedestres.
Com aproximadamente 5 quilômetros (km) de extensão, a avenida está sendo transformada em um espaço mais moderno e funcional. O projeto da requalificação ainda contempla a inclusão de ciclofaixas; áreas de estacionamento e de convivência com pergolados; contenções; nova sinalização; alargamento das vias; canteiros centrais; e paisagismo.
Com um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, resultado de um convênio entre a administração municipal e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a requalificação da Avenida Eixo Urbano Central não apenas otimiza a mobilidade urbana, mas também visa tornar a cidade mais sustentável e inclusiva.
A intervenção reflete o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento de Camaçari, ao fortalecer a infraestrutura e aprimorar a qualidade de vida da população, beneficiando diretamente o fluxo de veículos e prevenindo alagamentos, tornando a experiência urbana mais segura para moradores e visitantes que utilizam a via diariamente.