Novos profissionais estão prontos para iniciar uma nova carreira no mercado de trabalho de Alagoinhas.Cerca de 300 pessoas participaram dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), adquirindo formação nas áreas deatendimento em farmácia, maquiagem, design de sobrancelhas com henna, escova e modelagem, tranças e penteados, barbearia, recepção, atuação como camareira e garçom, drinks e coquetéis, pizza, culinária infantil, salgados comerciais, panificação e cozinha básica.
Os cursos foram ministrados pelo Cetass, instituição contratada pela prefeitura para esse fim e trata-se de uma iniciativa do PREPARE-SE – Programa Municipal de Qualificação Profissional.. A coordenador de capacitação da SEDEA, Luziana Santos, explica que oa iniciativa é um sucesso e que já é promovida a alguns anos. “O objetivo é promover a empregabilidade da população de Alagoinhas, capacitando as pessoas para que tenham condições de ter uma renda, estando prontas e qualificadas para o mercado de trabalho. Temos vários casos de pessoas que foram alunas dos cursos profissionalizantes e hoje são profissionais autônomos ou têm empregos formais no setor de comércio e de serviços da cidade”, afirmou Luziana.
Na última quinta-feira (07), as turmas dos cursos de Drinks e Coquetéis e Pizza concluíram a formação. Juarez Velozo, que é mestrando em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP) foi um dos professores dos cursos e reconheceu a importância da iniciativa. “Fica claro comoé importante uma política pública voltada para o desenvolvimento das pessoas e o impacto positivo que ela tem. Nos cursos que ministrei as pessoas tiveram a oportunidade de aprender técnicas para que elas possam empreender, ganhar uma renda extra e tornar isso a sua profissão. Elassaem certificadas e capacitadas”, explicou Juarez.
Foi com esse intuito que José Carlos da Silva participou do curso de drinks, que é sua segunda experiência como aluno dos cursos profissionalizantes da SEDEA. “Esse é o segundo ano que eu participo dos cursos da prefeitura. Ano passado eu me formei como garçom e esse ano eu vim me aprimorar, aprender coisas novas. Eu fico grato por estar me profissionalizando cada vez mais. Desde o primeiro dia depois que concluí o primeiro curso estou trabalhando na área e minha agenda já está cheia para o final do ano”, comemora José Carlos.
Fotos: Rogenis Dias