A composição da majoritária da base aliada governista já começa a preocupar o lulopetismo da Bahia. O assunto é pauta obrigatória nos bastidores.
São quatro vagas: governador, vice e duas para o Senado da República, sendo que as candidaturas do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner são consideradas como naturais. Ambos buscam a renovação do mandato, via instituto da reeleição.
Em recente entrevista ao site soteropolitano Política Livre, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, falou até em "fetiche". "O PT não pode jogar fora 20 anos de construção política pelo simples fetiche de ter três petistas na chapa", disse o dirigente partidário.
Salta aos olhos que Valadares estava se referindo ao "companheiro" Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo Lula 3. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que Valadares é "waguista" desde criancinha. Estaria Valadares mandando um recado para o ex-governador Rui Costa ? A pergunta é oportuna e pertinente.
Outro ponto que chamou atenção na conversa com o site Política Livre, do sempre bem informado jornalista Raul Monteiro, foi a declaração de Valadares de que o PT "precisa renovar seu programa, atualizar seu modo de fazer política".
A crítica de Valadares ao PT é uma maneira educada de dizer que a legenda está ficando arcaica, que precisa, urgentemente, de uma profunda reflexão, sob pena de sofrer um definhamento político e eleitoral a cada eleição.
Se o PT não abrir os olhos corre o risco de ser engolido pelos adversários no pleito de 2026, não só na sucessão presidencial como na do Palácio de Ondina.
O bom conselho é que os olhos do lulopetismo da Boa Terra, de todos os santos e orixás, de um invejável sincretismo religioso, fiquem bem abertos, grandes e arregalados como os da coruja.
Em relação as legendas que integram a base aliada, mais especificamente o PSD e Avante, é "um olho no padre, outro na missa", como diz a sabedoria popular.
COLUNA WENSE, SEGUNDA-FEIRA, 11.11.2024.
Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia.
Clique na IMAGEM e acesse a Coluna Wense/Página de Polícia: